Hidroponia com Garrafas Pet

IFRO Campus Colorado do Oeste Produz Alface em Sistema de Hidroponia com Garrafas Pet

Hidroponia com Garrafas PetProduzir alface utilizando água e garrafas pet de dois litros. Esse é um dos projetos que o Curso Técnico em Agropecuária vem mantendo no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Colorado do Oeste. O nome da técnica utilizada é Hidroponia.

Nesse sistema, cultiva-se plantas sem uso do solo, sendo necessário que as hortaliças fiquem em contato com uma solução nutritiva e com água. Para isso, são construídas estruturas especiais ou substratos inertes e o fornecimento da água e nutrientes é feito pela circulação da solução pelas raízes.
O Campus do IFRO de Colorado do Oeste fica na zona rural do município- Em Colorado do Oeste, o sistema foi desenvolvido pelo chefe do Setor de Agricultura, o Técnico em Agropecuária Heleno dos Santos Silva, com participação inicial do prof. Dr. Antônio Anicete de Lima, a aluna do Curso de Gestão Ambiental Josimara Alvarenga e alunos da primeira série do Curso Técnico em Agropecuária.

IFRO Campus Colorado do Oeste Produz Alface em Sistema de Hidroponia com Garrafas PetA idéia de cultivar alface em hidroponia com garrafas PET dentro do IFRO surgiu depois da participação na feira Agrotecnológica do Estado do Tocantins. Foi a troca de experiência que despertou a curiosidade de implantar o sistema no Campus Colorado do Oeste, o que na prática não se mostrou difícil: as garrafas pet de dois litros são colocadas em filas. Elas são encaixadas umas nas outras, com um furo na parte superior, e depois colocadas sobre bancadas.

Por ser um alimento muito popular, além de ser uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, a experiência vem despertando curiosidade dos alunos e das pessoas que visitam o setor. Outro fator, é a contribuição para a preservação do meio ambiente.

Para haja interesse conhecer mais o sistema, basta fazer uma visita ao setor de hortaliças do Campus Colorado. O endereço é BR 435, Km 05, na Zona Rural do município de Colorado do Oeste, a 70 Km da BR 364.

Fonte: IFRO - Campus Colorado do Oeste
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem