ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE FAZENDINHA - AP


ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE FAZENDINHA
Superfície
137 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Contato Savana - Formações Pioneiras 100%

Constitui-se uma amostra de floresta de várzea, localizada à margem do Amazonas, servindo como cortina de proteção e harmonização da paisagem urbana.

A APA de Fazendinha criada pela Lei Nº 0873, de 31 de dezembro de 2004, situada no município de Macapá, com o objetivo de conciliar a permanência da população local com a proteção ambiental, através do uso racional dos recursos naturais e da busca de alternativas econômicas sustentáveis para a comunidade residente.

Segundo dados levantados pela Secretária de Meio Ambiente (SEMA), apenas 30% da área continuam em bom estado de conservação. Existem aproximadamente 230 residências no interior da APA, a parte central encontra-se ainda preservada e mantém a flora primitiva.

A hidrografia é presença marcante na APA, pois a maioria dos limites da unidade é banhada por rios, como o rio Amazonas, o igarapé da Fortaleza e o igarapé do Paxicu. Há, ainda, igarapés menores como Piriá, Pescada, Aturiazinho, Aturiá Grande, furo do Aturiá, Mato Grosso, da Ponta e Jaranduba.

A vegetação é essencialmente formada por floresta densa de várzea. Dentre as espécies mais representativas, destacam-se o açaizeiro

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem