RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA PIRAJUBAÉ - SC

Bioma: Ecossistemas Costeiros
Área: 1.444 ha.

Unidade de Uso Sustentável

Em 1989, quinze famílias de pescadores artesanais da Costeira do Pirajubaé, sob a orientação do IBAMA/CNPT iniciaram um projeto para a implantação de uma fazenda marinha de berbigão (Anomalocardia brasiliana) no baixio da Tipitinga, em frente ao manguezal do Rio Tavares.

Camarão
O molusco berbigão é fonte de renda estável para 100 famílias de pescadores artesanais, a exploração baseia-se em critérios ambientais que garantem a reposição dos estoques e a continuidade da atividade.

Preservar a tradição cultural da pesca artesanal é prioridade na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé. A Associação da Reserva Extrativista do Pirajubaé - AREMAPI, entidade que representa os extrativistas, juntamente como IBAMA/CNPT-SC, estabeleceram parcerias com Polícia Ambiental de Santa Catarina, para apoiar a ação dos Agentes Ambientais Colaboradores na fiscalização da Reserva.

Atualmente está sendo implementado o Plano de Desenvolvimento da Reserva Extrativista do Pirajubaé que visa a melhoria da qualidade de vida dos extrativista através da capacitação, com cursos profissionalizantes e novas parcerias institucionais com a iniciativa privada, órgãos estaduais e Universidades.

A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé está localizada na chamada Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, na área urbana do município de Florianópolis, próxima ao aeroporto da cidade.
Possui uma área total de 1.444 ha, dos quais 740 ha são de manguezais do Rio Tavares, e os 704 ha restantes pertencem ao Baixio da Tipitinga. O acesso é feito por mar ou via terrestre pela Costeira do Pirajubaé e bairro dos Carianos.

O Bioma dominante da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé é o manguezal, onde destacamos em sua vegetação característica, como a gramínea de mangue (Spartina alterniflora), a Siriúba (Avicennia schaueriana), o mangue branco (Laguncularia racemosa) e o mangue vermelho (Rhizophora mangle).

A espécie de destaque nos manguezais de Pirajubaé é o molusco berbigão (Anomalocardia brasiliana), ocorrem também o camarão rosa (Penaeus paulensis e Penaeus brasiliensis), o camarão branco (Penaeus schimitti). Entre os peixes destacam-se a tainha (Mugil brasiliensis) e o parati (Mugil curema).

Ainda ocorrem inúmeras espécies de crustáceos (siris e caranguejos), peixes como a pescadinha, bagres e corvina, além de outra espécies de moluscos. O Manguezal do Rio Tavares também abriga várias espécies de aves marinhas e migratórias, que utilizam o manguezal como abrigo.

O clima é sub-tropical úmido com ventos quentes, temperatura média de 20°C.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem