Antraz, Bacillus Anthracis (Anthrax)


Antraz, Bacillus Anthracis (Anthrax)

#Antraz, Bacillus Anthracis (Anthrax)O Bacillus anthracis é o causador do Anthrax, uma doença infecciosa que se manifesta nos humanos de três formas clínicas: cutânea, gastrointestinal e respiratória, esta podendo ser letal.

É uma zoonose. Os animais são infectados através da ingestão de esporos ao pastarem em solos contaminados ou comerem alimentos com o bacilo. Em condições normais o homem é infectado através da ingestão de carnes contaminadas, por exposição a carcaças, pele, lã, pelos contaminados ou inalação dos esporos. Esta bactéria apresenta uma cápsula protetora que lhe confere tamanha resistência à fagocitose, vencendo as defesas do hospedeiro.

Devido a esta alta resistência, fácil reprodução, baixo custo e grande poder de infecciosidade, o bacilo passou a ser estudado como arma biológica, desde o início do século XX. Foi usado com tal propósito na II Guerra Mundial e o principal objetivo da Guerra do Golfo (1991) foi a destruição das instalações onde estes armamentos estavam estocados. Em 2001 nos EUA, esporos de Anthracis foram enviados a dirigentes com o intuito de bioterrorismo.

O conhecimento científico sendo usado contra os próprios homens, deriva de uma total falta de consciência, ética e profissionalismo, que devem ser contidos para o bem estar da humanidade e da natureza. Este trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a utilização do Bacillus anthracis como arma biológica, principalmente no bioterrorismo, elucidando a sua importância biológica e clínica, assim como a postura ética dos cientistas que detém o conhecimento específico sobre os aspectos gerais do bacilo e da doença.

Ele é grande e forma esporos, é encontrado em todo o mundo. Os animais são infectados através da ingestão do bacilo, pastando em solo contaminado, por exemplo. O homem é contaminado através da ingestão de carne contaminada ou contato com o corpo de animal morto contaminado, bem como em contato com sua pele, lã ou ossos.

A vacina reduziu bastante os casos, chegando a ser registrado apenas um por ano nos Estados Unidos. Há registros de vários casos no referido país em 2001, mas acredita-se ser produto de uma infecção proposital podendo ser resultante de terrorismo biológico.

As maiores incidências naturais do Antraz são na África e na Ásia, pois ainda não há difusão da vacina.

O Antraz
Doença também chamada de antrax, anthrax ou carbúnculo. Acredita-se que é uma das doenças descritas pelos romanos. É considerada a quinta praga descrita em Êxodo. Seu nome tem origem na palavra grega anthrakis que significa carvão. Essa associação com carvão deve-se a natureza das lesões provocadas pelo antraz.

O desenvolvimento do Antraz
Os macrófagos fagocitam (processo de eliminação) os esporos no local de entrada, estes então germinam em bactérias que lançam toxinas no corpo. Os esporos vão até linfonodos traquiobrônquicos sendo ingeridos e por fim germinam. A toxina proveniente da multiplicação do bacilo gera hemorragias, edemas e necroses.

As formas de Antraz
Há três tipos de Antraz, o Antraz cutâneo (mais comum naturalmente), gastrointestinal, e o antraz de inalação (que é naturalmente raro só foram diagnosticados 18 casos em todo o século XX).

O tratamento do Antraz
É necessário um forte tratamento com antibióticos ao menor sinal da doença. Anteriormente o tratamento era realizado com penicilina, mas atualmente é feito com ciprofloxacina 400 mg IV a cada 8-12 horas ou doxicilina 200 mg IV seguido de 100 mg IV a cada 12 horas.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem