BACILLUS COAGULANS - BACTÉRIA BACILLUS COAGULANS

BACTÉRIAS BACILLUS COAGULANS

Uma preocupação pertinente acerca da bactéria Bacillus coagulans se dá por conta dos hábitos alimentares do mundo moderno. Com a falta de tempo das pessoas para preparar uma comida saudável, aliado à tecnologia de conservar alimentos em latas e à praticidade que este tipo de alimento oferece, é possível entender a preocupação.

Alimentos enlatados são cada vez mais consumidos, por adultos ou crianças, em todo o mundo. Esta bactéria pode estar presente nessas conservas se não houve rigor no momento da embalagem do alimento. Uma vez dentro da embalagem, são formados esporos físico e quimio-resistentes. O que torna uma infecção quase certa se consumido.

Com o fato de que as pessoas passaram a consumir muitos alimentos enlatados houve grande proliferação do Bacillus coagulans. Ele pode estar presente nas latas destes alimentos, devido à formação de esporos físico e quimio-resistentes. A contaminação através destas conservas enlatadas pode ser bastante comum se há falta de critério para embalar estes alimentos.

Este bacilo é um ácido lático, em 1932 foi isolado pela primeira vez, sendo considerado como um formador de esporos Lactobacilluse somente mais tarde na sétima edição do Bergey's foi finalmente transferido para a família dos Bacillus. Foi necessária tecnologia baseada em DNA para que fosse feita a distinção entre os dois gêneros de bactérias que são basicamente iguais e grandes semelhanças de características fisiológicas e bioquímicas. É um gram-positivo e formador de esporos.

A temperatura ideal deste bacilo encontra-se entre 30° a 50°. O bacilo é utilizado na veterinária, como um probiótico principalmente para suínos e camarão.

O uso de Bacillus coagulans de forma probiótica em seres humanos
O Bacillus coagulans já foi utilizado como probiótico em seres humanos. Algumas das utilidades estão na melhora da flora vaginal, alívio de dor abdominal e diminuição de flatulência em pacientes com Síndrome do Cólon Irritávele, também como defesa contra possíveis manifestações virais.

O ambiente ácido do estômago gera a proliferação dos bacilos.

Nomenclaturas do Bacillus coagulans
O Bacillus coagulans é frequentemente comercializado como sporogenes Lactobacillus ou ácido lático esporuladoras bactéria. Este nome é bastante ultrapassado devido a mudanças taxonômicas de 1939.

Esta nomenclatura é cientificamente errada devido ao fato de que bactérias láticas não produzem esporos. O Bacillus coagulans produz esporos. Desta maneira o nome atribuído ao bacilo não corresponde às características de sua família.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem