BACTERIOLOGIA - ESTUDO E DOENÇAS CAUSADAS PELAS BACTÉRIAS

Tipos de Bactérias

Ocupa-se do estudo das bactérias. As bactérias são seres procariontes, unicelulares, não possuem núcleo e seu material genético se restringe a um nucleóide.

Diferentemente das mitocôndrias e dos lisossomos não possuem compartimentos citoplasmáticos. Os procariontes possuem, ao menos, uma vantagem em relação aos eucariontes, pois tem uma parede celular, a qual lhes confere resistência ao estresse osmótico.
  1. Espiroquetas: essas bactérias constituem um filo, o Spirochaetes. E seu nome, provavelmente, é por conta da forma espiralada que tem sua estrutura corporal. O movimento que realizam é ondulatório circulatório (normalmente em volta do próprio corpo). Alguns gêneros importantes fazem parte deste grupo, tais como: Borrelia (a espécie Borrelia burgdorferi causa a Doença de Lyme), Leptospira (a espécie Leptospira interrogans causa leptospirose), Treponema (a espécie Treponema pallidum causa sífilis) e Spirillum (a espécie Spirillum minus causa a Febre da Mordida Do Rato).

  1. Vibrião: é um organismo bacteriano que apresenta coloração Gram-negativa, forma aproximada de uma “vírgula”, móvel com um único flagelo e podem ser aeróbios ou anaeróbios. O vibrião mais conhecido é o causador da cólera, o Vibrio cholerae.

  1. Tiobactérias (sulfobacterias): esse tipo de bactéria utiliza compostos à base de enxofre para fazer a síntese de compostos orgânicos.

Cabe ao bacteriologista estudar as diferenças que existem entre os inúmeros tipos de bactérias, encontrando possibilidades de combate a aquelas que causam doenças e descobrir como utilizar outras na cura de pacientes.

Doenças causadas por bactérias
Tuberculose – Doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Em 90% dos casos ataca os pulmões, mas possui capacidade para atacar o corpo todo. A pessoa infectada apresenta cansaço, febre alta e emagrecimentos. Possui vacina.

Tétano – Doença que afeta o sistema nervoso. Os sintomas são convulsões dolorosas, contraturas, febre alta. Há a vacina antitetânica.
Cólera – Causada pela bactéria chamada Vibrio cholerae. A pessoa com cólera apresenta vômito, diarréia, cólicas abdominais. A prevenção é beber água filtrada e evitar o contato de moscas com a comida.

Coqueluche – Ataca principalmente crianças, é causada por micróbios que atingem a traquéia e os brônquios.

Causa tosse prolongada, sufocação e vômito. Deve-se evitar o contato entre crianças com coqueluche e crianças saudáveis.

Difteria – É causada por um bacilo que se instala nas vias aéreas e produz uma toxina que se espalha por todo o corpo. Os sintomas são febre moderada, palidez e falta de apetite. Há uma vacina tríplice.

Meningite – Inflamação das membranas que protegem o sistema nervoso central, as meninges. A meningite pode ser causada por um vírus, logo após uma gripe ou outra doença viral ou então ser de causa bacteriana. Quando é causada por bactérias é mais branda.

Pessoas de diferentes idades apresentam sintomas diferentes. Em bebês causa choro excessivo, irritabilidade, febre, entre outros. Crianças maiores encontram dificuldade em mover a cabeça. Acima de 5 anos rigidez na nuca, febre alta e vômitos.
Postagem Anterior Próxima Postagem