ANTIBIOSE OU AMENSALISMO - RELAÇÃO ECOLÓGICA INTERESPECÍFICA


Antibiose ou amensalismo é uma relação interespecífica (que ocorre entre espécies diferentes) desarmônica, onde indivíduos de uma população expelem substâncias que impedem ou inibem o desenvolvimento de indivíduos de outra espécie.

Exemplos
Para que ocorra esta relação desarmônica, é preciso que haja o envolvimento de duas espécies:

Espécie inibidora: engloba indivíduos que produzem e expelem as substâncias que prejudicarão o desenvolvimento de outras espécies.

Espécie amensal: engloba indivíduos que são prejudicados devido à espécie inibidora e tem o seu desenvolvimento interrompido.

Como exemplos de amensalismo ou antibiose podemos citar:
Maré Vermelha: quando a temperatura, pressão e densidade estão favoráveis para a proliferação de alguns microorganismos, eles dividem-se rapidamente e espalham-se pelo mar, deixando a água com cor avermelhada devido à presença de pigmentos internos de cor avermelhada nestes indivíduos. Esses microorganismos são chamados dinoflagelados.

A denominação dinoflagelados é devido a presença de dois pequenos flagelos nesses microorganismos. Além dos dinoflagelados existem várias outras espécies de micro-algas pirrófitas que em aglomeração expelem substâncias e deixam a água do mar alaranjada, amarela e também marrom. A concentração dessas substâncias produzidas por esses microorganismos é altamente tóxica para muitos seres marinhos causando a morte de peixes, mamíferos marinhos, entre outros, que são envenenados, podendo este fenômeno ocorrer tanto em água salgada quanto também em água doce.

Existem diversas outras algas que também expelem substâncias na água do mar deixando a água com colorações como alaranjada, amarela e marrom.Essas substâncias que alteram a cor da água do mar são extremamente tóxicas para vários animais marinhos que acabam por morrer envenenados e podem existir tanto em água doce quanto em água salgada.

Fungos: este é o exemplo mais clássico dessa relação desarmônica onde os antibióticos produzidos por fungos impedem o desenvolvimento das bactérias. O antibiótico mais antigo que existe é a penicilina, que é produzida pelo fungo Penicilium notatum.

Eucalipto: os eucaliptos produzem substâncias liberadas por suas raízes que não permitem o crescimento de outros vegetais ao seu redor com o objetivo de diminuir a competição por água. Por este motivo ele é uma planta com muita facilidade de adaptação em diversas variações climáticas.

Casos comuns e muito mais simples de amensalismo são situações como a queda do galho de uma arvore sobre plantas menores ou soterramento destas por animais que vão se refrescar na beira dos lagos.

Bibliografia
http://www.fontedosaber.com
http://www.infoescola.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maré_vermelha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fungos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antibiótico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eucalipto
Postagem Anterior Próxima Postagem