Canibalismo | História e Conceitos de Canibalismo

Canibalismo | História e Conceitos de Canibalismo

Canibalismo | História e Conceitos de CanibalismoGrilos da espécie Anabrus simplex praticando o canibalismo

Conceito
Relação ecológica onde algumas espécies de animais alimentam-se da carne e pedaços do corpo de indivíduos da sua mesma espécie.

A palavra “canibal” tem origem no idioma arawan, o qual era falado por uma tribo da América do Sul que realizava a prática. O canibalismo se caracteriza pelo consumo de partes do corpo de um indivíduo da mesma espécie. Existem evidências de que o canibalismo já esteve presente na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e Antilhas.

No ponto de vista legal, o canibalismo é considerado crime de mutilação e profanação de cadáver. Na visão da sociedade, é um ato repugnante, imoral e de desrespeito ao ser humano.

História
Ao longo da história, as causas mais comuns que levaram à prática do canibalismo foram os rituais e as crenças místicas indígenas. Em algumas tribos acreditava-se que quando o indivíduo comia a carne de outro, ele recebia toda a sua força e poder. Por esse motivo, os astecas sacrificavam e comiam os guerreiros prisioneiros de guerra de outras tribos para assim possuir suas habilidades. Os primeiros indícios dessa relação foram na época das Grandes Navegações, séculos XV e XVI, vistos pelos europeus que entraram em contato com os nativos.

De acordo com alguns investigadores, o canibalismo advém da necessidade de eliminar os indivíduos menos favorecidos de sua espécie, com o intuito de colaborar com a evolução da mesma, assim como quando em uma ninhada nascem filhotes imaturos ou com defeitos.

Já no caso dos índios Tupinambás aqui no Brasil, o canibalismo existia para que eles comessem a carne de seus inimigos em rituais realizados nas tribos com o objetivo de ganhar a força, coragem e conhecimento que seus inimigos tinham.

Este caso de canibalismo era praticado por diversas tribos indígenas e também pelos astecas sempre com o intuito de aproveitar as qualidades dos inimigos.

Na sociedade moderna existem poucos casos da prática de canibalismo entre humanos. Um destes casos aconteceu em 1972, onde houve a queda de um avião da Força Aérea do Uruguai e apenas 16 pessoas se salvaram. Os sobreviventes alimentaram-se da carne dos outros passageiros que haviam morrido a fim de sobreviverem.

Existiram outros casos como do “Canibal de Rotenburg”, em 2002, onde um alemão usava a internet a fim de achar jovens para esquartejar e comer; e o caso do “Vampiro de Hanover”, em 1920, em que um alemão convidava as pessoas a irem a sua casa e as pendurava em ganchos de açougue para morder seu pescoço até morrerem.

Em algumas espécies de animais é comum a prática de canibalismo para alimentarem-se dos ovos ou da carne, principalmente dos filhotes. Vale salientar que o ato de canibalismo entre humanos é crime previsto por lei, além de tratar-se de um ato completo de desrespeito e repugnância humana.

Exemplos
Exemplos comuns são onde o macho ou a fêmea de alguns insetos ou aracnídeos são devorados após a cópula. Além disso, alguns pintinhos recém nascidos podem ser devorados como forma de controlar a população de acordo com o habitat que estão abrigados.

Casos ocorridos com Humanos no mundo "Civilizado"
Existem poucos casos de canibalismo na sociedade moderna. Um deles ocorreu em 1972, após um acidente envolvendo um avião da Força Aérea do Uruguai, que transportava a Seleção de Rúgbi do país. O avião despenhou na Cordilheira dos Andes e apenas 16 pessoas se salvaram. Após serem salvas, confessaram que tiveram que comer o corpo dos que haviam morrido, para assim sobreviver. Além dos casos desse caráter, existem aqueles considerados patológicos ao extremo, como no caso do alemão Fritz Harmann, em 1924; do russo Andrei Chikatilo, nas décadas de 80 e 90; e do também alemão Armin Meiwes em 2002.

Armin Meiwes também conhecido como “o canibal de Rotenburg” era um alemão que usava a internet para procurar jovens a fim de esquartejá-los e comê-los. O caso que chocou todo o mundo foi o de Bernd Jurgen Armando Brandes que era sadomasoquista. Bernd entrou em contato com Armin e combinaram que Armin cortaria o corpo de Bernd e o mataria em seguida. A primeira parte a ser cortada foi o pênis, Bernd ainda vivo participou dos preparativos do prato e em seguida ajudou Armin a comer seu próprio órgão. Obcecado pela dor, Bernd queria que Armin arrancasse seu pênis a dentada, mas Armin preferiu tirar o órgão usando uma faca. Bernd perdeu a consciência e então Armin o esfaqueou no pescoço e o pendurou com um gancho de açougueiro e então começou a cortá-lo. Segundo informações, o corpo de Bernd foi mantido refrigerado por meses e servido diariamente nas refeições de Armin. Quando o corpo de Bernd acabou, Armin colocou um novo anúncio na internet, mas foi preso pela polícia.

Outro caso de canibalismo foi em 1920, Fritz Haarmann ficou conhecido como “o vampiro de Hannover”. Fritz já havia sido internado em sanatórios e já havia passado pela polícia até que montou um açougue. Nessa época existiam muitos moradores de rua e Fritz então os convidava para ir até sua casa. Ao chegarem, Fritz os pendurava nos ganchos do açougue e mordia o pescoço das vítimas até morrerem, cortava então seu corpo e fazia salsicha. As salsichas feitas com carne humana por Fritz foram consumidas por ele e outra parte foi vendida em seu açougue. Foram 27 mortos.

Bibliografia:
- Johnson, HughThe Story of Wine. New Illustrated Edition. Mitchell Beazley ,Octopus Publishing Group. Great Britain, 2005.
- Franco, Silvia Cintra e Braune, RenataO que é enologia. Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense. 2008.
- Abbott, Frank Frost – Society and politics in Ancient Rome – Essays and Sketches. 1963, Biblos and Tannen, New York
- Ariès, Philippe et Duby, GeorgeDe l’Empire romain à l’an mil. 1985, Seuil, Paris.
- Balsdon, John P.V.D. – Roman women, their history and habits. 1975, Greenwood Press, Connecticut.
- Johnston, MaryRoman Life. 1957, Scott, Foresman and CO, Glenview, Illinois.
- Hooper, Finley AllisonRoman Realities. 1979, Wayne State University press, Detroit
- Liberati, Anna Maria, Bourbon, Fabio Ancient Rome, History of a civilization that ruled the world. 1996, Stewart, Tabori & Chang, New York.
- Montanelli, IndroHistoria de Roma. 1982, Plaza & Janes, Barcelona.
- Orto, Luisa Franchi dell’ Ancient Rome, life and Art. 1982, Scala, Firenza.
- Roberts, PaulAncient Rome. 2003, Barnes & Noble, New York
- Sinnigen, William GurneeA History of Rome to A. D. 565. 6ª ed.,1977, Macmillan, New York.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem