CROMOSSOMOS E GENES - CONCEITOS DE GENES E CROMOSSOMOS

Conceito de gene
O gene compreende a região da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), contendo em seu segmento uma instrução gênica codificada através de bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina), que pela expressão transcrita (formação de moléculas de RNA) coordena indiretamente a síntese (tradução) de um polipeptídeo (uma proteína).

O conjunto de genes forma a unidade cromossômica, isto é, um filamento da molécula de DNA, que possui atividade funcional quando o material genético encontra-se na forma filamentosa (eucromatina / desespiralizada), não compactada em ocasião da liberação de sua expressão regulada por outros genes.

No instante em que a célula está se preparando para entrar em divisão celular (mitose ou meiose), as regiões eucromáticas do cromossomo iniciam sua espiralização. Quando atingido o máximo grau de compactação, o material genético passa a ser denominado de cromossomo, estado em que a célula tem sua capacidade transcricional interrompida.

Dessa forma, os genes, responsáveis por guardar e manifestar oportunamente o mecanismo que rege o metabolismo orgânico dos seres vivos, em consonância com o meio ambiente, transmitem hereditariamente todas as características de um organismo, conforme a propagação da espécie.

As moléculas de DNA cromossômico contêm instruções para a fabricação de todas as proteínas do organismo. Cada segmento de DNA que contêm instrução para uma proteína é chamado de gene.

Conceito de genoma
Cada espécie apresenta características próprias, em última análise determinadas por seu conjunto de genes. O conjunto de genes típico da espécie é o genoma. Na espécie humana, por exemplo, o genoma está distribuído entre 23 tipos de cromossomos. Cada pessoa possui, em suas células, 23 pares de cromossomos, portanto, dois genomas completos em cada célula.

Cromossomos homólogos
Todos nós já fomos constituídos por uma única célula, o zigoto, resultante da fusão de um óvulo com um espermatozóide. O zigoto divide-se e origina duas células; estas dividem-se em formam quatro, e assim por diante, até surgirem os quatrilhões de células de uma pessoa adulta. Portanto, todas as nossas células descendem do zigoto.

O núcleo do óvulo humano contém 23 cromossomos, e o núcleo do espermatozóide, outros 23, correspondentes aos do óvulo. O zigoto contém, portanto, 23 pares de cromossomos. Os membros de cada par, um proveniente da mãe e outro do pai, são chamados cromossomos homólogos.

Os cromossomos de um mesmo par de homólogos morfologicamente semelhantes, isto é, apresentam mesmo tamanho e forma. Quanto aos genes, os cromossomos, embora bastante semelhantes, não são exatamente iguais. Se em determinado ponto de um cromossomo existir um gene para uma dada proteína, em seu homólogo, no local correspondente, haverá um gene para essa mesma proteína ou para uma proteína muito parecida.

Conceito de lócus gênico
O local do cromossomo ocupado por um gene é denominado lócus gênico. Cromossomos homólogos apresentam, no mesmo lócus gênico, genes para a mesma proteína ou para proteínas muito parecidas.

Células diplóides e haplóides
Células possuem pares de cromossomos homólogos, como as que formam o corpo de uma pessoa, chamam-se diplóides e são representadas pela sigla 2n. Células que tem apenas um lote de cromossomos, como óvulos e espermatozóides, denominam-se haplóides e são indicadas pela sigla n.

Bibliografia
  • http://www.fontedosaber.com
  • http://www.brasilescola.com
Postagem Anterior Próxima Postagem