FLUXO DE ENERGIA E DE MATÉRIA NO ECOSSISTEMA

Fluxo de energia e de matéria no ecossistema

Nos mais diversos ambientes naturais da Terra, normalmente os seres vivos estabelecem entre si e com o meio em que vivem um relacionamento capaz de garantir não somente a sua sobrevivência, mas também a preservação dos recursos naturais disponíveis. Essa situação de estabilidade dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem é denominada equilíbrio biológico.

Ecologia (do grego oikos: casa; logos: estudo) é a porte do biologia que estudo todos os interações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. 0 ser humano, infelizmente, vem agredindo a natureza, exterminando seres vivos e poluindo recursos naturais. Por isso, a ecologia pode ser considerada a ciência do sobrevivência.

0 termo ecologia, criado há mais de 100 anos por Ernst Haeckel (1834 1919), tornou se amplamente conhecido apenas nas últimas décadas, quando praticamente invadiu os meios de comunicação. Muitas organizações ambientalistas sérias, em todo o planeta, têm contribuído para o processo de integração do ser humano com a natureza, alertando que o progresso só tem sentido quando estreitamente ligado ao respeito pela vida.

Revendo alguns conceitos básicos
Os níveis de organização segundo os quais o mundo vivo pode ser estudado. Vamos, então, recordar os quatro níveis de organização situados acima do organismo e que são estudados em ecologia: população, comunidade, ecossistema e biosfera.

  • População. Conjunto de organismos da mesma espécie, que ocupam uma determinada área na mesma unidade de tempo.
  • Comunidade. Conjunto de todas as populações presentes numa determinada região.
  • Ecossistema. Unidade natural que compreende o conjunto das interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade, entre si e com o ambiente em que vivem.
  • Biosfera. Conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra. Constitui a porção do planeta biologicamente habitada.

Componentes de um ecossistema
Um ecossistema é formado por componentes bióticos e abióticos. Os componentes bióticos compreendem todos os seres vivos que vivem numa determinada área. Os abióticos constituem os fatores ambientais - luminosidade, temperatura, disponibilidade água, etc. - que atuam sobre os seres vivos. Num ecossistema equilibrado e independente os componentes bióticos podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores.

Produtores ou autótrofos
Os organismos capazes de fabricar seu próprio alimento são denominados produtores ou autótrofos. Os produtores podem ser fotossintetizantes ou quimiossintetizantes. Nos ecossistemas aquáticos, os principais produtores são representados pelas algas fotossintetizantes que integram o fitoplâncton (seres clorofilados flutuantes). Nos ecossistemas terrestres, os principais produtores são normalmente representados pelas plantas do grupo das angiospermas.

Consumidores ou heterótrofos
Compreendem os organismos incapazes de produzir seu próprio alimento. Em vista disso, nutrem-se dos produtores ou de outros consumidores.

Denomina se:
• consumidor primário ou de 1ª ordem o organismo que se nutre de um produtor;
• consumidor secundário ou de 2ª ordem aquele que se nutre de um consumidor primário;
• consumidor terciário ou de 3ª ordem o ser que obtém seu alimento de um consumidor secundário, e assim por diante.
Assim, considerando um campo onde vivem gramíneas, gafanhotos, preás, cobras e gaviões:
• as gramíneas representam os organismos produtores;
• gafanhotos e preás, que se nutrem de plantas, constituem os consumidores primários;
• as cobras, alimentando se dos preás, são consumidoras secundárias;
• os gaviões, que podem comer preás e cobras, atuam como consumidores secundários e terciários.

Os consumidores podem ter várias denominações, de acordo com o tipo de alimento obtido. Eis algumas delas:

• herbívoros ou fitófagos: nutrem se somente de plantas;
• carnívoros: nutrem se somente de carne;
• onívoros: nutrem se de plantas e de animais;
• ictíófagos ou piscívoros: nutrem se de peixes;
• hematófagos: nutrem se de sangue;
• coprófagos: nutrem se de fezes;
• ornitófagos: nutrem se de aves;
• insetívoros: nutrem se de insetos;
• planctófagos: nutrem se de plâncton;
• detritívoros: nutrem se de detritos orgânicos geralmente de origem vegetal e animal.

Decompositores
Os decompositores são consumidores especiais, que se nutrem de organismos mortos ou de partes deles que são liberadas no ambiente (folhas, frutos, pele, etc.). Os decompositores, geralmente microscópicos (bactérias e fungos), desagregam a matéria orgânica morta, transformando-a em compostos inorgânicos simples, que são devolvidos ao ambiente e podem ser reutilizados pelos produtores. A atividade decompositora é fundamental para a reciclagem da matéria na natureza e para a manutenção de vida nos mais diversos ecossistemas da Terra.

Cadeia alimentar
Ao obter alimento, qualquer organismo estará adquirindo energia - para o desempenho de suas atividades metabólicas e matéria - um conjunto de elementos e de substâncias química, que constituem a "matéria-prima" utilizada na construção da matéria viva. Considere um ecossistema representado por um campo, onde gramíneas diversas constituem produtores; os preás (pequenos roedores), que comem as plantas, constituem os consumidores primários; as cobras, que se nutrem dos preás, são consumidores secundários. Qualquer um dos organismos citados, ao morrer, fornecerá alimento ao decompositores do solo (bactérias e fungos). Note que existe um fluxo contínuo de alimento isto é, de energia e de matéria dos produtores até os decompositores, passando ou não pelos consumidores. Esse processo é denominado cadeia alimentar. Analise o esquema abaixo.
Postagem Anterior Próxima Postagem