OS SERES VIVOS - CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

São essencialmente formados por células, necessitam de alimento, seja ele de origem orgânica ou inorgânica e são formados pela mistura dessas substâncias químicas orgânicas e inorgânicas.

Organização Celular
Todo ser vivo possui célula (exceto vírus). Elas contém toda a estrutura necessária para o organismo funcionar (que pode ser de uma única célula – unicelulares, ou com várias células – pluricelulares)

Capacidade de se Reproduzir
Todos os seres vivos tem algum método para deixarem descendentes. Existem exceções, como alguns animais híbridos, como a mula, que são resultados de uma cruzação de espécies diferentes.

Hereditariedade
A capacidade de deixar alguma herança genética para os descententes. Isto é muito importante para a evolução, pois se não houvesse esta herança, todo organismo teria de se readaptar ao ambiente, “aprender” tudo denovo. Com a hereditariedade, as coisas ficam mais fáceis. Exemplo: informações genéticas sobre como combater certas doenças (ou as próprias doenças).

Possuir material genético
Somente seres vivos possuem DNA, que é o que determina e comanda a célula/organismo.

Crescimento
Os seres vivos crescem. Pode ocorrer de duas formas: pelo aumento do volume da célula, ou pelo aumento da quantidade de células. Este crescimento ocorre de dentro para fora, por causa de processos metabólicos (alimentação), ao contrário de seres brutos, que podem crescer, porém de fora para dentro (pedras sedimentares, estalactites e estalacmites (formações em cavernas, pela ação da água e do calcário).

Mutação
Alterações no material genético, para melhorias do organismo. Podem acontecer por causa do ambiente onde o ser vive. Também podem ocorrer ao acaso, falhas genéticas, etc.

Irritabilidade
É a capacidade de responder a estímulos. Por exemplo, se ficarmos em um ambiente frio, nossos pêlos se arrepiarão, para esquentar o corpo. É importante diferenciar de sensibilidade, esta que é controlada pelo sistema nervoso do organismo.

Algumas substâncias orgânicas como proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitaminas são substâncias exclusivamente geradas pelos seres vivos.

Já as substâncias inorgânicas são encontradas na natureza e não são produzidas pelos seres vivos, como a água, as rochas e os sais minerais.

A água, de longe é o elemento mais importante da composição dos seres vivos, representando em alguns casos, de 75% a 85% da composição total de seu organismo.

Conforme visto, os seres vivos são os que possuem célula, e, sendo assim, eles podem se dividir em procariontes, que são composta da membrana celular, citoplasma e nucleóide ou serem Eucariontes, que possuem a membrana celular, o citoplasma e um núcleo. Nos procariontes podemos citar as algas e as bactérias e nos Eucariontes as plantas e os animais.

Classificação
Diante da divisão celular, podemos definir os seres vivos em cinco reinos principais, cada qual com seu grupo de integrantes, com bastante distinção, conforme segue.

O Reino Metazoa é talvez um dos mais populosos, pois é composto de seres pluricelulares e heterotrófos, ou seja, não podem produzir seu próprio alimento através de matéria inorgânica. Neste grupo temos os animais vertebrados e invertebrados, as aves e os mamíferos, incluindo aí também, os humanos.

O Reino Metaphyta não é tão populoso quanto o Metazoa, mas talvez seja de tão ou maior importância que o Metazoa, pois se um é responsável pelo equilíbrio animal, o outro é responsável pelo equilíbrio verde do planeta, pois é composto de seres pluricelulares com membrana revestida de celulose, e capazes de produzir seu próprio alimento.

Nesse grupo se incluem os Vegetais inferiores, intermediários e superiores.

Composto de organismo unicelulares e procariontes, o Reino Monera é constituído dos mais simples seres vivos, como as bactérias, as algas azuis e as cianobactérias.

Igualmente simplificado, o Reino Fungi é composto de organismo eucarionte, independente de serem uni ou pluricelulares. Neste reino se encontram os fungos elementares e os fungos superiores.

O último dos Reinos de divisão dos seres vivos é o Protista, onde se encontram seres de célula única e eucariontes. Encontramos ali os protozoários, como amebas e algas inferiores.

Bibliografia
http://www.fontedosaber.com
http://www.infoescola.com
Postagem Anterior Próxima Postagem