Manejo de Agroecossistemas | Poda


Manejo de Agroecossistemas | Poda

Manejo de Agroecossistemas | Poda
Poda
A poda é uma prática importante e pode ter diferentes objetivos. Se ela for de formação, o objetivo é formar a copa da planta de interesse econômico, para que ela tenha uma arquitetura harmônica, seja bem distribuída, seja arejada. Se for uma poda sanitária, o objetivo é retirar os ramos secos e doentes. Se a poda for para disponibilizar biomassa (principalmente nas àrvores de serviço, implantadas ou aquelas que surgiram pela regeneração natural) ela deve estar sincronizada com o clima, com a época de maior produção de biomassa e/ou com exigências da plantas cultivadas. Outro aspecto importante da poda é o fato dela ser um instrumento para adequar os estratos entre as árvores.

Manejo de Agroecossistemas | PodaEsquema de corte para poda de árvores

Finalidades da poda:

-Remover partes que estejam infectadas por fungos, cupins, parasitas, etc.

-Poda para produzir material para ser usado como adubo verde.

-Remoção de galhos secos.

-Remoção de copa para abrir entrada de luz.

-Direcionar formação e crescimento da árvore.

-Adequar os estratos entre as árvores.

Observações importantes:

-A época de floração é o período mais indicado para podas em que se irá fazer adubação verde com o material podado, pois é o período em que a planta apresente maior quantidade de biomassa.

-A lua minguante é o período indicado para podas para retirada de madeira.

-O látex ou resina da própria árvore é indicado para cicatrizar cortes e machucados na casca da árvore.

-Evite retirar pedaços da casca da árvore, pois esta a protege contra o ataque de fungos, cupins e parasitas. O uso de instrumentos como arco de serra e serrote, é mais indicado para podas de limpeza e formação. Ao utilizar facão deve-se utilizá-lo bem amolado e fazer um corte com um angulo de 45 graus ao redor do tronco, para evitar a formação de machucados na árvore.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem