Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis)

Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis)

Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis)

Características: O Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis) é uma espécie nativa considerada de interesse para aquicultura. É um dos principais recursos pesqueiros das regiões Sudeste e Sul do país.

Habitat: regiões arenosas e lodosas nas enseadas de pouca profundidade ou ao longo da costa em profundidade em torno de 15 a 150 m.

Ocorrência: a partir do litoral brasileiro, estendendo-se até o litoral nordeste da Argentina.
Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis)
Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis)

Hábitos: bom nadador, o camarão nada com movimentos rítmicos. Um movimento rápido com a parte terminal da cauda aberta faz com que ele se movimente para trás. Forma grandes grupos, principalmente no período reprodutivo.

Alimentação: pequenos animais ou matéria orgânica em decomposição.

Camarão Rosa (Farfantepenaeus paulensis)Reprodução: formam grandes grupos, principalmente no período reprodutivo. A fecundação dos camarões é externa; o macho fecunda os óvulos após a postura. A reprodução e desova ocorrem em mar aberto, resultando em ovos demersais dos quais eclodem larvas planctônicas primitivas chamadas de náuplios.  Estas larvas passam por outras duas fases planctônicas de desenvolvimento (protozoea e mísis ) antes de chegar na fase de transição (pós-larva). Durante esta última fase os indivíduos, ainda planctônicos, penetram nas zonas estuarinas das lagunas costeiras e adquirem hábitos bentônico-demersais tornando-se juvenis. Após permanecerem de 3 a 4 meses crescendo na região estuarina migram para o oceano onde se tornam adultos; o segundo de protozoea , onde já aparecem os olhos, os apêndices complicam-se e o tórax funde-se com a cabeça; depois de outra muda, surge a forma denominada de zoea , de olhos já móveis, passando esta para a forma denominada misis. Na última, temos então o camarão, na sua forma definitiva e adulta.

Predadores naturais: peixes e aves.

Ameaças: constituem explêndido alimento, rico em proteínas e sais minerais; possuem também certa percentagem de iodo. A pesca predatória, a poluição e destruição do habitat são as principais ameaças à espécie.

www.geografiatotal.com.br
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem