O BIOMA CAATINGA

Bioma Caatinga
A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, isto que dizer que só nós brasileiros temos tal beleza natural. Esse ecossistema abrange considerada parte do Nordeste brasileiro, além de uma boa porção do Norte de Minas Gerais. Possui história quando se depara a muitos sítios de pinturas rupestres, de achados no campo da paleontologia e tem um forte ditado que diz que o Sertão já foi mar. A Caatinga não se faz apenas de plantas, pássaros, répteis, mas de cultura, folclore, dança, musica, cordel, agricultura, pecuária entre outras atividades. Olhar para um ecossistema sem relacionar os atos humanos em tal particularidade não vem a ser correto, pois a evolução se dá por conflitos, sem levar, no entanto, tais recursos a um patamar de destruição sem volta. O homem é um ser racional mais irracional dentre todos os bichos.

Caatinga na língua Tupi-Guarani significa Mata Branca. A área total deste ecossistema fica em torno dos 800.000 km². Os estados que a compõe: Bahia, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e uma parte do norte de Minas Gerais. Seu clima é quente durante o dia e fresco à noite. A temperatura média anual fica na faixa de 24 a 26 graus Celsius. O solo na maior parte é formado por pedras ou areia e pobre em matéria orgânica. A vegetação é baixa nas terras mais secas enquanto nos locais de umidade maior cresçam árvores de médio a grande porte. São poucos os mamíferos encontrados, 120 no total, a suçuarana, o veado catingueiro; as aves, 695, o cardeal, o sabiá laranjeira; anfíbios, 17 espécies, sapo cururu; 44 répteis, teiú, iguana da caatinga; peixes, 185; grande quantidade de invertebrado, esses pouco estudados. As plantas, 1200 a 2000, onde 30% são endêmicas. Contudo esses dados podem mudar com a ampliação das pesquisas, sendo que a Caatinga é o ecossistema brasileiro que menos se estudou. Setenta por cento de todo o ecossistema sofre ou já sofreu danos da ocupação do homem, existem poucas áreas protegidas por leis. Ao contrário do que muitos pensam, a caatinga é um ecossistema frágil. A erosão do solo vem a ser um dos principais riscos e de difícil recuperação.

Árvores de destaques: umbuzeiro, juazeiro, araticum, angico, jatobá, aroeira, braúna, umburana. O rio mais importante é o Rio São Francisco que nasce no oeste de minas gerais, na Serra da Canastra, no município de Piumi e corta um bom trecho da caatinga até desaguar na praia do Peba, no estado de Alagoas. A Asa Branca, a ave, de destaque, Luiz Gonzaga fez dela mito em uma de suas belas canções. Possui uma enorme variedade de cactos. A palma, vinda do México, chegou e deu bem ao clima tornando uma fonte bastante aproveitada pelos sertanejos no manejo de caprinos e bovinos.

A maior ameaça vem do desmatamento para fazer da lenha combustível. É uma pena ver vastas margens de terra antes cobertas pela vegetação da Caatinga agora nua ao sabor de míseras moedas vinda desta prática predatória. O povo esquecido da Caatinga, esquece que sem esse ecossistema, suas vidas passam a correr ainda mais perigo. Cuidar do que ainda nos resta é o mínimo que nós devamos fazer.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem