Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal

Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal

Agrofloresta ou Sistema AgroflorestalAgrofloresta ou Sistema Agroflorestal - SAF é um sistema que reúne as culturas agrícolas com as culturas florestais, resultante da prática de estudo de agrossilvicultura.

Plantações de florestas para suprir as necessidades do homem. Usa a dinâmica de sucessão de espécies da flora nativa para trazer as espécies que agregam benefícios para o terreno assim como produtos para o agricultor.

A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre a ecofisiologia das espécies vegetais, e sua interação com a fauna nativa.

Sistemas agroflorestais multiestrato
Os SAFs, como são conhecidos, são a reprodução no espaço e no tempo da sucessão ecológica verificada naturalmente na colonização de áreas novas ou deterioradas. Não é a reconstrução da mata original porque inclui plantas de interesse econômico desde as primeiras fases, permitindo colheitas sucessivas de produtos diferentes ao longo do tempo.

A modelagem de um SAF exige grande conhecimento interdisciplinar sobre solos e sua microfauna e microflora, função ecofisiológica dos organismos que constituem os vários estratos, sucessão ecológica, além de fitossanidade.

Ernst Götsch, um dos pioneiros dos SAF no Brasil, demonstrou através da revegetação de uma área devastada pelo manejo incorreto na zona cacaueira da Bahia, que hoje se tornou uma RPPN, o potencial de sustentabilidade dos SAFs.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem