APOSEMATISMO - ANIMAIS NÃO-PALATÁVEIS

Animais não-palatáveis, tóxicos ou venenosos frequentemente anunciam sua impalatabilidade através de coloração de alerta, conhecida como coloração aposemática. Espécies que possuem esta aparência incluem muitas rãs venenosas (Dendrobatidae), salamandras (Salamandridae), o venenoso Mostro de Gila (Helodermatidae) e as cobras-coral e marinha (Elapidae).

Várias combinações são utilizadas, mas as principais são: vermelho e amarelo; vermelho e preto; vermelho, amarelo e preto; preto e branco ou simplesmente cores vibrantes uniformes por todo o corpo. Exemplos dessas cores são o amarelo, vermelho, verde e azul.

As espécies aposemáticas são, com freqüência, modelos em sistemas de mimetismo por convergência a um padrão de coloração comum em espécies que, de resto, não são semelhantes. Em alguns casos, uma espécie palatável se disfarça como uma impalatável (mimetismo batesiano) enquanto em outros casos diversas espécies impalatáveis convergem na aparência, cada uma ganhando proteção derivada de sua similaridade com as outras espécies (mimetismo mulleriano). Os predadores que são visualmente orientados podem ser responsáveis pela origem e a manutenção de polimorfismo balanceado produzido por seleção aposemática, polimorfismo para a camuflagem, polimorfismo mimético do tipo batesiano ou mulleriano e polimorfismo de animais aposemáticos.

Benefícios
Predadores potenciais de espécies com cores alarmantes podem aprender a associar a coloração conspícua com uma experiência desagradável. Esses indivíduos subsequentemente evitam presas com coloração semelhante. Aves e mamíferos podem aprender a evitar presas com cores alarmantes observando a experiência ruim de outros indivíduos, mas esse aprendizado por observação nunca foi demostrado para anfíbios ou répteis. Se as consequências de atacar uma presa com coloração alarmante forem sérias o suficiente para para reduzir o fitness do predador, hábitos que envolvam evitar esse tipo de presa podem evoluir.

A seleção favorceu aos que apresenta aposematismo, pois tanto o predador quanto a presa saem ilesos de um possível encontro entre os dois.
Mimetizando o aposematismo

Alguns animais que não possuem veneno foram selecionados por possuirem aposematismo. Este seria um tipo de mimetismo, já que estes animais estariam interpretando um animal verdadeiramente venenoso. A vantagem para este animal é óbvia quando pensamos que o predador irá reconhecer a coloração vibrante da possível presa como um aviso de que este é venenoso e um perigo em potencial, e assim não irá atacá-lo.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem