Importância da Ecologia Para a Sociedade

Importância da Ecologia Para a Sociedade

Importância da Ecologia Para a SociedadeAinda que assuntos como a importância da ecologia, a Proteção do Meio Ambiente e tantos outros venham sendo intensamente debatidos em eventos, seminários e fóruns pelo mundo todo, para falar sobre a importância da ecologia é preciso entender melhor o que significa a palavra ecologia. Sua origem vem do grego ecos que significa “casa” e logos que significa “estudo”, sendo assim podemos dizer que a ecologia é o estudo de nossa casa, e sendo que nossa casa não se restringe ao teto que nos abriga e sim ao ambiente que nos acolhe, a ecologia consiste no estudo do meio ambiente. A primeira utilização deste termo se deu no ano de 1870, ocasião em que o biólogo Ernest Haeckel, de origem alemã, se referiu ao estudo da interação de organismos vivos entre si e no meio ambiente. A ecologia é responsável pelo estudo dos seres vivos em um âmbito que vai muito além de organismos individuais, vai nas suas inter relações com o meio.
A importância da ecologia é indiscutível, e o seu desenvolvimento é que deve regulamentar as atitudes do ser humano sobre o meio ambiente, especialmente na atualidade, tendo em vista a grande interferência da atuação do homem sobre os ecossistemas. É inevitável a exploração dos bens naturais para a subsistência humana, mas esta exploração deve ocorrer de forma que os Impactos Ambientais sejam mínimos e normalmente não é isso que acontece, pois a falta de cuidado e de consciência do homem trás sérios prejuízos para o equilíbrio ecológico. O conhecimento a cerca da estrutura e do funcionamento de um ecossistema é fundamental para entende as implicações das ações humanas sobre o mesmo. Entenda-se por ecossistema uma simples lagoa, um oceano, enfim, onde houver intercambio de energia e matéria entre os elementos haverá um ecossistema, os tamanhos variam muito, mas Não Esqueça de que o tamanho não interfere na sua importância, todos eles são imprescindíveis ao equilíbrio ecológico.

A abrangência de atuação e a importância da ecologia está relacionada a inúmeras áreas de conhecimento, e uma delas é a economia. O modelo econômico predominante na atualidade é o capitalismo, e vem sendo assim há muito tempo. Este modelo tem explorado desordenadamente os bens naturais, produzindo uma infinidade de bens para consumo que não param de se sofisticar visando lucros cada vez maiores, e todo este processo desenfreado vem causando grandes destruições e gerando diversas Formas de Poluição. Existe uma legislação em vigência que prevê uma série de normas para a exploração de bens naturais, construções, etc., e as adaptações a este novo sistema vem ocorrendo ao longo dos anos, mas é imprescindível que se pense em Investir Dinheiro em educação, pois as crianças são as sementes que vão germinar uma nova consciência a cerca da ecologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem