Bioclimatologia

Bioclimatologia

A Bioclimatologia é um campo científico interdisciplinar que tem como objecto de estudo as interacções entre a biosfera e a atmosfera terrestre, tendo como escala temporal as estações do ano ou intervalos de tempo superiores (contrastando com a Biometeorologia).

Exemplos de Processos Relevantes
Os processos climáticos influenciam fortemente a distribuição, tamanho, formas e propriedades dos organismos vivos na Terra. Por exemplo, a circulação geral da atmosfera à escala planetária determina de uma maneira geral as localizações dos grandes desertos ou as áreas sujeitas a regimes de precipitação frequente. Por sua vez, o regime de precipitação determina fortemente o tipo de seres vivos que habitam estes ambientes.

Bioclimatologia


A Biosfera tem tido um papel vital na actual composição química da atmosfera terrestre, em especial durante a evolução inicial do planeta. Actualmente, só a vegetação terrestre troca cerca de 60 biliões de toneladas de carbono com a atmosfera todos os anos, através dos processos de fotossíntese e respiração, tendo desta forma um papel muito importante no ciclo do carbono. De uma perspectiva global e anual, pequenas variações nestes dois processos (como as que ocorrem através de alterações na cobertura vegetal e no uso da terra), contribuem para o corrente aumento das concentrações atmosféricas de dióxido de carbono.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem