Geosfera em Ecologia

Geosfera em Ecologia

Geosfera em Ecologia

Geosfera é um termo que denota o corpo sólido da Terra, em contraste com a Hidrosfera. Litosfera pode ser considerado um sinônimo (em algumas definições também é descrita como a parte interna da terra). Noutras acepções, a atmosfera e até a exosfera fariam parte desta definição.

A Geosfera é constituída pelo Núcleo do globo, pelo Manto e pela Litosfera. O núcleo tem aproximadamente 3500 km de espessura e é constituído essencialmente por ferro, sendo portanto muito denso. É constituído por uma parte interior sólida com cerca de 1200 km e por uma parte líquida, podendo chegar até 6.000°C.

O manto terrestre estende-se desde cerca de 30 km de profundidade (Podendo não ser tão profunda nas zonas oceânicas) até aos 2 900 km abaixo da superfície (transição para o núcleo). É dividido em parte superior, podendo chegar até 2.000°C e parte inferior, podendo chegar até 3.000°C. Os movimentos de convecção e divergência do material plástico dão origem aos movimentos das placas tectónicas. A litosfera é a camada superior, constituida pela crosta oceânica e pela crosta continental. Estas crostas podem variar de (10 à 65 km).

De um outro ponto de vista, o termo geosfera é comumente visto no que se refere a várias peças conceituais de "coisas de planeta" como as relacionadas ao ciclo de carbono. Outras peças são a hidrosfera, atmosfera, e a biosfera. As transformações e movimentos que ocorrem na geosfera tornam a Terra um planeta geologicamente activo e em constante mudança.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem