10 Dica Para Economizar Energia Elétrica

Como Economizar Energia Elétrica | 10 Dica Para Economizar Energia Elétrica

Como Economizar Energia Elétrica | 10 Dica Para Economizar Energia ElétricaO uso exagerado da energia elétrica pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, além de aumentar o valor da conta de luz exponencialmente. Algumas mudanças simples na sua rotina poderão poupar muita energia elétrica e a natureza, assim como o seu dinheiro no final do mês.

10 formas para você economizar energia e ajudar o meio ambiente:

1 - Economize energia elétrica usando o sol
Aproveite o calor do sol instalando janelas amplas no lado em que o sol bate da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.

2 - Economize energia elétrica através de uma casa com bom isolamento térmico
Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10° C mais alta no inverno e até 7° C mais baixa no verão.

3 - Economize energia elétrica estendendo as roupas no varal
Sempre que o tempo permitir, use o varal, em vez da secadora de roupas. Você economizará e ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 3 kg a cada lavagem.

4 - Economize energia elétrica tirando aparelhos eletrônicos da tomada
Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.

5 - Economize energia elétrica evitando a entrada de ar frio
Tape as frestas das janelas, portas e outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio pode reduzir a perda de calor em até 25% no inverno.

6 - Economize energia elétrica usando cortinas
Reduza a perda de calor em até um terço no inverno usando cortinas pesadas, bem próximas à janela, e reposteiros.

7 - Economize energia elétrica utilizando a lâmpada certa
Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC de 25 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.

8 - Economize energia elétrica comprando eletrodomésticos adequados ao seu consumo
Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade – uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia que uma de 210 litros, mesmo tendo a mesma classificação de consumo;

9 - Economize energia elétrica através de tubulações de água eficiente
Certifique-se de que os reservatórios e tubulações de água quente estão bem isolados. O aquecimento da água pode representar um quarto da conta de luz de uma casa – e até metade do custo de aquecimento da água pode ter origem na perda de calor.

10 Dica Para Economizar Energia Elétrica

10 - Economize energia elétrica reavaliando o sistema de aquecimento de água
Na próxima vez que trocar de sistema de aquecimento de água, pense em optar por uma bomba a gás, solar ou elétrica mais econômica, que garantirá uma economia a longo prazo e ajudará a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Economizar energia elétrica faz bem para a manutenção de custos de uma casa e de uma empresa, sobretudo, ajuda a poluir menos o planeta, considerando o uso em massa de fontes não renováveis de geração de energia como as termelétricas ou de alto impacto ambiental como as hidrelétricas. Nos últimos anos, o consumo de energia elétrica em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, tem crescido 8 vezes ao ano, em comparação com os países desenvolvidos.

O aumento do consumo de energia nos países em desenvolvimento pode ser explicado pela modernização no setor agrícola, na elevação da automatização industrial e por meio da expansão do consumo das pessoas, principalmente, a partir da emergência da classe média como classe consumidora, fenômeno também detectado nos últimos anos no Brasil.

As pessoas estão comprando mais equipamentos, referidos como bens de consumo, e vivendo com mais conforto. Para atender a demanda, um país como o Brasil é exigido a investir mais em infraestrutura para geração e distribuição de energia elétrica, porém, para reduzir o risco de um novo apagão, como o ocorrido no início dos anos 2000, e para diminuir a conta de luz mensal entre 10% e 20%, selecionamos as principais dicas para uma boa economia no consumo de energia elétrica.
  • Durante o dia, aproveite a luz do sol para iluminar os ambientes e secar roupas ao ar livre. Porém, em dias de verão, utilize cortinas e toldos para diminuir a incidência de calor; 
  • Utilize telhado verde (jardim suspenso no terraço ou sobre as telhas) para diminuir a temperatura dentro de casa;
  • Enquanto não são utilizados, desligue as tomadas dos equipamentos;
  • Substitua as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que oferecem maior eficiência, durabilidade e maior qualidade;
  • Revise os sistema de aquecimento de água de sua casa;
  • Revise ou troque o equipamento de ar condicionado por um mais econômico, com certificação;
  • Dê preferência aos eletrodomésticos vendidos com o Selo Procel A, utilizado para indicar a eficiência do uso de energia elétrica durante a sua utilização;
  • Não esqueça lâmpadas acesas em cômodos vazios.