ECOLOGIA DA PAISAGEM, ESTRUTURA DINÂMICA E FUNÇÕES DOS ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA DA PAISAGEM

Ecologia da Paisagem, Estrutura Dinâmica e Funções dos Ecossistemas


Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos ecológicos no ambiente e ecossistemas particulares. Isto é feito dentro de uma variedade de escalas de paisagem, desenvolvimento de padrões espaciais e níveis organizacionais de pesquisas e políticas. A ecologia da paisagem enfatiza a interação entre o modelo espacial e os processos ecológicos, isto é, as causas e consequências da heterogeneidade espacial através de uma série de escalas.

Essencialmente ela combina a abordagem espacial do geógrafo com a abordagem funcional do ecólogo.

É uma ciência interdisciplinar, integrando biofísica e enfoques analíticos com perspectivas humanísticas e holísticas através das ciências naturais e sociais. Paisagens são áreas geográficas espacialmente heterogêneas, caracterizadas por diversas interações de ecossistemas, desde sistemas aquáticos e terrestres relativamente naturais como as florestas, campos e lagos, até ambientes dominados pelo homem, incluindo cenários urbanos e agrícolas. As principais características da ecologia das paisagens são sua ênfase no relacionamento entre os padrões, processos e escalas e seu foco em tópicos ambientais e ecológicos de grande escala. Isto exige a cooperação entre as ciências biofísicas e socioeconômicas. Os principais tópicos de pesquisa nesta área incluem fluxos ecológicos nos mosaicos de paisagens, uso e mudança da cobertura do solo, a relação do padrão das paisagens com os processos ecológicos, conservação da paisagem e sustentabilidade.

A Ecologia de Paisagens é uma área da Ecologia que estuda a estrutura, dinâmica e as funções de ecossistemas em ambientes naturais ou alterados pelo ser humano. Embora seus princípios não estejam associados a uma escala específica, é comum a visão de que 'paisagem' repreesente uma determinada escala de trabalho. Geralmente a paisagem é colocada entre o nível de ecossistemas e biomas na abordagem hierárquica de organização da biodiversidade.

Nos estudos associados com a Ecologia de Paisagem, como avaliações do estado de fragmentação de ambientes naturais, conectividade estrutural ou funcional dos elementos da paisagem, efeitos da mudança da estrutura da paisgem sobre a biota e simulações de movimentações ou dinâmica da paisagem geralmente são utilizadas métricas que descrevem os padrões encontrados. As métricas estão associadas aos três elementos básicos que compõem uma paisagem: matriz, mancha e corredor.
A matriz representa o elemento (tipo de ecossistema) que ocupa a maior área, possui a mais extensa conectividade ou que exerce a maior influência sobre os demais elementos. Há também uma visão bastante comum de que a paisagem, em ambientes impactados pelas atividades humanas, é todo o conjunto de elementos não naturais (pastos, áreas de agricultura, estradas, cidades, represas, solo nu) que existem em uma paisagem.

As manchas (do inglês patch) correspondem aos ecossistemas (naturais ou não) que estão inseridos na matriz de paisagem. Considera-se uma mancha um determinado tipo de ecossistema que está fisicamente isolado ou separado de outra mancha do mesmo tipo de ecossistema. As manchas podem ser resultante do processo de fragmentação (quebra de uma continuidade) ou também resultantes de um processo de perturbação (uma área desmatada dentro de um ecossistema nativo, por exemplo). As manchas podem ser permanentes ou temporárias e essa dinâmica influencia decididamente como a biota se comporta ao longo do tempo.

Os corredores são os elementos lineares que promovem ou facilitam a conexão entre os demais ecossistemas na paisagem. Os corredores, entretanto, podem também representar barreiras que restringem a movimentação das espécies na paisagem.

No Laboratório de Planejamento para a Conservação da Biodiversidade utilizamos a abordagem da Ecologia de Paisagens para desenvolver estudos ecológicos teóricos e aplicados sobre a biota do Cerrado, em especial a fauna de vertebrados (anfíbios, répteis squamata, aves e mamíferos). Alguns projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos usam a Ecologia de Paisagens como a base para seus estudos, avaliações e diagnósticos.

Robert MacArthur Robert MacArthur

Robert MacArthur (7 de Abril 1930 - 1 de Novembro 1972) foi grande ecólogo, que contribuiu para o entendimento de fenômenos ligados à biogeografia de ilhas.

Estudou em Hutchinson em Yale. Seu dutorado (1958) versou sobre uma clássica competição e coexistencias de varárias espécies de pássaros canoros intimamente ligados. Foi na Grã-Bretanha que fez seu pós doutorado e lá foi professor das Universidades da Pensilvânia e de Princeton.
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem