Os 10 Melhores Parques Urbanos do Mundo

Os 10 Melhores Parques Urbanos do Mundo

São Paulo - Pense rápido: quantas vezes por dia você tem a chance de curtir um momento com a natureza? Pouco, quase nunca? Não precisa ser assim.

Com gestão focada na saúde e no bem-estar, é possível incluir mais áreas verdes nas grandes cidades. E quanto maior o investimento nessas áreas, maior o retorno. Prova disso é a lista de melhores parques do mundo, compilada pela Trip Advisor.

As 10 atrações destacadas - entre elas, um xodó paulistano, o Parque Ibirapuera - promovem beleza, bem-estar e renda para o turismo. Exemplos que inspiram e devem ser replicados pelos planejadores urbanos.

Conheça a seguir os melhores parques do mundo, segundo seleção do TripAdvisor.

Os 10 Melhores Parques Urbanos do Mundo

1 - Stanley Park

Onde fica: Vancouver, Canadá

Verdadeiro oásis verde em meio à paisagem citadina, o Stanley Park é o primeiro, maior e mais amado parque urbano de Vancouver. São 400 hectares de floresta natural, com vistas panorâmicas entrecortadas por montanhas, lagos, céu azul e árvores majestosas. É possível desfrutar das trilhas e belas praias, conhecer a fauna local, os marcos naturais, culturais e históricos, além de muitas outras atrações.

Stanley Park | Canadá

Stanley Park

2 - Garden of The Gods

Onde fica: Colorado, EUA

O que esperar de um parque que se chama Jardim dos Deuses? Seus 300 milhões de anos de história geológica revelam uma das paisagens mais notáveis dos Estados Unidos: rochas profundamente vermelhas e rosas moldadas pela ação do tempo e do vento. É um ótimo lugar para caminhadas, escalada, mountain bike e cavalgadas.

Garden of The Gods | Estados Unidos

Garden of The Gods

3 - Central Park

Onde fica: Nova York, EUA

Cenário de inúmeros filmes e séries de TV, o mais famoso parque de Nova York não poderia estar de fora da lista. O Central Park é um convite para esquecer de todo o concreto, barulho, tráfego pesado e o corre-corre da multidão de gente que parece se deslocar em bloco pela cidade.
Central Park

Central Park

4 - Millennium Park

Onde fica: Chicago, EUA

Combinando paisagens naturais com árvores frondosas, jardins e esculturas, os parques estão por todas as partes em Chicago, ocupando 8% do território da cidade. Com 100 mil metros quadrados de área verde, o Millennium Park, quarto colocado no ranking do TripAdvidor, foi inaugurado em 2004 e desde então tornou-se uma das áreas residenciais mais desenvolvidas e caras da cidade.
Millennium Park  | USA

Millennium Park

5 - High Line Park

Onde fica: Nova York, EUA

No lugar de vagões de carga, canteiros com plantas, jardins, bancos de madeira elegantes e espreguiçadeiras, guarda-sóis, pista exclusiva para pedestres, nada de semáforos. Assim é o High Line (Linha Elevada), parque nova-iorquino erguido em 2009 sobre uma antiga linha férrea da cidade, que se tornou atração turística concorrida e exemplo mundial de urbanismo sustentável.
High Line Park |  NY | USA

High Line Park

6 - Kings Park

Onde fica: Perth, Austrália

O Kings Park é uma mistura de parque e jardim botânico. Com vistas panorâmicas sobre o Rio Swan e Darling Range, é o lar de mais de 300 variedades de plantas nativas e 80 espécies de aves. Por ano, recebe mais de 5 milhões de visitantes. Além de instalações turísticas, também se encontra lá o Memorial da Guerra, o clube Royal Kings Park Tennis e um reservatório de água. As ruas são arborizadas com placas individuais dedicadas aos homens e mulheres que morreram nas duas Gerras Mundiais.
Kings Park | Austrália

Kings Park

7 - Parque Güell

Onde fica: Barcelona, Espanha

Sétimo melhor parque do mundo segundo o TripAdvisor, o Parc Güel é uma combinação estonteante de área verde e inovadoras formas arquitetônicas e esculturais, cortesia do gênio Antoni Gaudí. A atração catalã recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano.
Parque Güell | Barcelona

Parque Güell

8 - Parque Ibirapuera

Onde fica: São Paulo, Brasil

Fundado em 1954, o Parque Ibirapuera é um xodó paulistano que recebe mais de 14 milhões de visitantes por ano. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Burle Marx, o Ibirapuera é lar de atrações culturais e naturais que reconfortam e revitalizam os mais cansados da vida corrida em São Paulo.
Parque Ibirapuera | São Paulo

Parque Ibirapuera

9 - Buen Retiro Park

Onde fica:  Madri, Espanha

Mais um parque espanhol aparece entre os melhores do mundo. O Buen Retiro Park é um magnífico parque, cheio de belas esculturas e monumentos, galerias, um lago calmo, que o transformam numa das principais atrações de Madri. O parque pertencia à monarquia espanhola até o final do século 19, quando se tornou público.

Buen Retiro Park  | Madrid

Buen Retiro Park

10 - Jardins de Luxemburgo

Onde fica: Paris, França

A Primavera torna os Jardins de Luxemburgo, nas dependências do Palácio de Luxemburgo, sede do senado francês, uma atração concorridíssima em Paris. Esse cartão postal possui um lago, fontes e árvores imponentes, além de coloridos canteiros de flores. O espaço também funciona como uma galeria de arte a céu aberto, com importantes esculturas e coleções que remontam ao século XVI.

Jardins de Luxemburgo  | Paris

Jardins de Luxemburgo

Postagem Anterior Próxima Postagem