MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA MATA ATLÂNTICA

Mudanças climáticas na Mata Atlântica

Em todo o Sudeste brasileiro e região da Bacia do Prata, onde há grande parte dos remanescentes de mata Atlântica (e também o Pantanal), as elevadas temperaturas do ar provocadas pelo aquecimento global simuladas pelos cenários previstos para a região poderiam, de alguma forma, comprometer a disponibilidade de água para a agricultura, consumo ou geração de energia, devido a um acréscimo previsto na evaporação.

A extensão de uma estação seca em algumas regiões do Brasil poderia afetar o balanço hidrológico regional e, assim, comprometer atividades humanas, ainda que haja alguma previsão de aumento de chuvas para essa região no futuro. essas informações estão em estudo do ministério do meio Ambiente sobre os efeitos da mudança climática na biodiversidade brasileira.

Outro estudo, realizado pela embrapa informática Agropecuária, em conjunto com a Unicamp, em 2005, concluiu que a produção agrícola brasileira poderá sofrer grande impacto com as mudanças de temperatura e regime hídrico. nos cenários estudados, o cultivo de café arábica em goiás, minas gerais, São Paulo e Paraná poderá ser reduzido drasticamente nos próximos cem anos. em São Paulo, se o aumento da temperatura média for até 5o C, as áreas de cultivo de café deverão diminuir em mais de 70%, porque o aumento da temperatura reduz a produção de folhas e a atividade fotossintética dos cafeeiros.
Postagem Anterior Próxima Postagem