METEOROLOGIA

Meteorologia

Ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera. Suas principais aplicações são a análise do clima e a previsão do tempo. As informações são coletadas essencialmente por meio de satélites meteorológicos. Dados como umidade, temperatura, massas de ar e pressão atmosférica são traduzidos em equações matemáticas, lidas por um computador que calcula a carta meteorológica. Com a carta, profissionais da área fazem a previsão do tempo para períodos de até cinco dias.

Massa de Ar

Corpos de ar com características semelhantes de umidade, pressão e temperatura. Uma massa de ar adquire suas propriedades a partir do contato com a superfície terrestre. Quando está sobre uma região tropical do oceano, com correntes marítimas quentes e intensa evaporação de água, é quente e úmida. Já a massa que estaciona sobre os pólos se torna fria e seca. As massas de ar contribuem para o equilíbrio térmico da Terra ao se deslocar das áreas polares (zonas de alta pressão) para as equatoriais (zonas de baixa pressão) e vice-versa. Esses deslocamentos também ocasionam as chamadas frentes frias, que acontecem quando as massas de ar frio se dirigem para o Equador, empurrando as massas de ar quente.

Ciclones

Violentas perturbações atmosféricas com centros de baixa pressão. Os tipos mais conhecidos são o furacão (ou tufão) e o tornado. O primeiro é uma tempestade que se forma sobre os oceanos nas regiões tropicais. É chamado de furacão quando ocorre no oceano Atlântico e de tufão quando acontece no Pacífico. Com velocidade de até 300 km/h, possui entre 450 km e 650 km de diâmetro e apresenta uma distribuição simétrica dos ventos e das nuvens a seu redor. Em seu centro - conhecido por "olho da tempestade" - predominam as baixas pressões e não há chuva, os ventos são brandos e o céu é praticamente limpo. Já o tornado é uma coluna ondulante de nuvens, com diâmetro de menos de 2 km, que se desloca a uma velocidade de 30 km/h a 60 km/h. É considerado a mais destruidora entre as perturbações atmosféricas - estima-se que a velocidade do vento dentro do funil possa atingir 450 km/h -, embora a área afetada por ele seja mais restrita. Ocorre com a chegada de frentes frias em regiões onde o ar está muito quente e instável. Os mais intensos costumam acontecer no centro-oeste dos EUA e na Austrália.
Postagem Anterior Próxima Postagem