Espécies Ameaçadas de Extinção no Planeta

Espécies Ameaçadas de Extinção no Planeta

Espécies Ameaçadas de Extinção no Planeta
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o crescimento populacional associado a padrões de consumo insustentáveis pela natureza ameaça a biodiversidade. A edição de 2014 do relatório Planeta Vivo, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), aponta o declínio geral de 40% do acervo biológico em 30 anos, envolvendo espécies florestais, marinhas e de água doce. As espécies de água doce diminuíram 54%.


Lista vermelha

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) enumera, na edição de 2007 de sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, 15.891 espécies que estão em via de desaparecer – 5.482 a mais que no levantamento anterior, de 2002. O aumento não se deve a um processo de extinção em massa, mas pode ser explicado pela inclusão de relações inéditas de espécies ameaçadas de anfíbios e de vegetais. O caso dos anfíbios é especialmente alarmante: no mundo, uma em cada três espécies desses animais corre o risco de extinção.

Cites

Outra lista de espécies ameaçadas é atualizada periodicamente pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites, sigla em inglês). O objetivo da organização é controlar o nível de preservação dos animais silvestres e das plantas comercializados no mundo. A lista geral, dividida por apêndices conforme o grau de perigo enfrentado pela fauna e flora, inclui 5 mil espécies animais e 28 mil de plantas, como o mogno brasileiro. A escolha é definida por representantes dos 166 países que até dezembro de 2007 aderiram à convenção.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem