Arquipélago de Anavilhanas

Arquipélago de Anavilhanas

O Arquipélago de Anavilhanas, formado por cerca de 400 ilhas e localizado a cerca de 40 quilômetros de Manaus (AM), é o mais novo Parque Nacional Brasileiro. A lei que o alça à categoria de parque foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de outubro de 2008. 
Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, situado no rio Negro, no município de Novo Airão, estado do Amazonas.

Suas centenas de ilhas de feitio alongado, cobertas pela floresta tropical amazônica, formam uma intrincada rede de canais, considerada como uma das mais belas paisagens fluviais do mundo.

Arquipélago de Anavilhanas
Arquipélago de Anavilhanas


O rio Negro neste trecho apresenta uma largura de aproximadamente 20 km e o arquipélago alcança um comprimento de aproximadamente 60 km. O local sedia uma importante estação ecológica administrada pelo estado. Com o aumento da infra-estrutura, Anavilhanas deverá receber no futuro, grandes investimentos turísticos

Anavilhanas tem floresta, rios e praias preservadas . De acordo com informações de pesquisadores do INPA ( Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), a água do rio Negro e seus afluentes inibe a procriação de mosquitos e pernilongos, tornando o ambiente especialmente agradável em comparação a outras regiões de floresta tropical.

Nos arredores já há diversos hotéis e pousadas situados em plena selva. 

Postagem Anterior Próxima Postagem