Descarte de Pilhas e Baterias

Descarte de Pilhas e Baterias

A Resolução nº 257/99 do CONAMA, diciplina o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas. De modo geral, afirma que as pilhas devem ser colocadas em lixo comum, para serem coletadas pelo serviço de coleta pública (art. 13). Já as baterias devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de Assistência Técnica autorizada.


Atualmente o CONAMA está revisando a resolução, com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de descarte das pilhas e baterias.

Um dos problemas do descarte de pilhas no lixo comum está ligado à aquisição de pilhas falsificadas ou importadas ilegalmente, que geralmente têm concentrações de metais pesados em sua composição, acima dos limites estabelecidos pela Resolução 257/99. Segundo o site do Instituto Akatu,“do 1,2 bilhão de pilhas de uso doméstico em circulação no país, 400 milhões são piratas, ou seja, praticamente um terço deste mercado”.

Descarte de Pilhas e BateriasEssas pilhas apresentam concentração de substâncias tóxicas muito superior ao que a lei permite, “não apresentam, na embalagem, informações sobre o fabricante, validade, modo de descarte e instruções para o uso, ao contrário das originais. Mesmo quando trazem essas informações, o idioma utilizado não é o português”. Além dos prejuízos ambientais, a durabilidade dessas pilhas é cerca de 15% das pilhas originais.

Recomenda-se atenção na aquisição das pilhas, evitando a compra de produtos piratas. Antes de adquirir pilhas, observe se elas contêm instruções para o seu descarte. Pagar um preço menor não compensa o custo ambiental resultante do consumo de um produto que contamina o meio ambiente. Uma boa opção é a compra de pilhas recarregáveis, que têm vida útil muito maior, reduzindo a quantidade de pilhas utilizadas.

Vale lembrar que a política dos 3 R's também pode ser aplicada às pilhas: reduza o consumo das pilhas, dê preferência a pilhas recarregáveis e separe as pilhas usadas, encaminhando-as para a reciclagem por meio de programas como o Papa-pilhas, do Banco Real.


Sobre as baterias para celulares, sugerimos que as mesmas sejam entregues em pontos de venda de telefonia. Lojas da Vivo, Brasiltelecom, Claro, Tim dispõem de recipientes para recolher as baterias usadas.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem