Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)

Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)

Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis) Características: todo preto, o macho distinguindo-se por ter um reflexo metálico azulado.

Habitat: áreas descampadas ou clareiras, onde podem observar melhor as chances de suas ações predatórias.

Ocorrência: todo o Brasil.

Hábitos: O Chopim (Molothrus bonariensis) migratório, desaparecendo na época de inverno e reaparecendo no verão. É uma ave parasita, ou seja, tem o hábito de não fazer seu próprio ninho, preferindo por seus ovos no ninho de outras aves, para que estas criem seus filhotes. Por isto costuma-se às vezes usar seu nome como um adjetivo. Dá-se o nome de chopim a uma pessoa folgada, que deixa de fazer suas obrigações para que outros o façam. Sempre é visto aos bandos, que pousam sobre os gramados e ali vão andando procurando sementes e insetos. São poligâmicos por excelência.

Alimentação: sementes e insetos. Os chopins, machos e fêmeas, costumam bicar a casca e chupar o conteúdo de ovos de outros pássaros.

Reprodução: deposita seus ovos no ninho de outras aves - no Brasil, no ninho de 58 espécies (nem todas permitem o sucesso reprodutivo do invasor e em alguns casos não há estudos suficientes). Parece preferir os ninhos do benevolente tico-tico. Portanto, não chocam os ovos nem cuidam de seus filhotes. A fêmea chopim, depois de espionar os ninhos de suas vítimas e percebendo ser ainda cedo, consegue até adiar a sua postura, aguardando o exato momento de confundir suas vítimas. E, após depositar seu rebento na alcova alheia, sai de fininho à procura de novas parcerias amorosas. É uma das espécies de pássaro com o maior período de postura, cerca de 3 meses ininterruptos. Os filhotes do chopim são geralmente grandes, comparados aos de seus hospedeiros. Acidentalmente podem até esmagar seus irmãos adotivos. Existe registro de um filhote de chopim de 25g desenvolver com sucesso junto a um outro de lavadeira (Fluvicula sp.) de apenas 3g. O jovem chopim compete com os demais filhotes na disputa pelo alimento, do espaço físico, chamam mais a atenção da mãe com o seu insistente resmungo pidão e uma grande e receptiva boca vermelha. São filhotes espaçosos, chorões, comilões, atabalhoados e enjoados.

Ameaças: para que tudo não favorecesse somente ao chopim, a natureza mais uma vez selecionou mecanismos de compensação, ou parcialmente compensativos. Seus filhotes são mais suscetíveis a parasitas, como as larvas de berne de passarinhos. Porém, a derrubada da mata para a expansão agrícola facilita o aumento populacional do chopim e consequentemente o parasitismo e a redução da população de outras aves, principalmente a do tico-tico.

Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)
Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)
Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)
Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)
Pássaro Chopim (Molothrus bonariensis)

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem