Cavalo | Equus ferus caballus

Cavalo | Equus ferus caballus

Cavalo | Equus ferus caballus

Os cavalos  (Equus ferus caballus) pertence ao grupo dos equinos, nesta mesma classificação encontramos as zebras, o pônei e o burro. Os cavalos vieram de um longo processo de domesticação que acredita-se ter iniciado há 5,5 mil  anos. Atualmente existem mais de 100 raças de cavalos diferentes em todo o mundo e cada raça tem sua aptidão, sendo utilizada em diferentes modalidades esportivas ou para lazer.

Os cavalos (Equus ferus caballus) são animais herbívoros, porém não são ruminantes como as vacas, possuindo apenas um estômago (monogástrico). Outra diferença entra a vaca e o cavalo é que enquanto a primeira possui couro, o segundo possui uma pele rica em receptores de sensibilidade e por isso conseguem sentir o leve pousar de uma mosca que como reação irá promover movimentações na pele. A pastagem é feita por livre escolha, e nota-se uma preferência por certos vegetais. Essa livre escolha sofre a influência de diversos fatores como: demanda nutricional, compostos tóxicos nas plantas, disponibilidade de forragem, interação social e risco dos predadores. A média do peso de um cavalo varia de 350 a 550 kg.

As principais características destes animais são: vivem entre 25-40 anos de idade, os machos, geralmente apresentam a proporção de altura e comprimento iguais, enquanto as fêmeas são ligeiramente mais compridas do que altas. O olfato de um equino é mais apurado do que de um cachorro. A pelagem pode variar desde branco, amarelo, marrom e preto, sendo algumas raças conhecidas pelas misturas de cores e manchas.

Durante o período do estro, os cavalos ficam mais inquietos realizando sonorização sempre que próximo a uma fêmea ou quando distantes para chamar a atenção da fêmea. A duração do período de gestação normal na égua é de aproximadamente 336-340 dias, as chances para a sobrevivência da prole são mínimas no feto com menos de 300 dias, uma vez que o pulmão começa ser funcional a partir desta data. A maioria dos nascimentos ocorre durante a noite, nas horas mais tranquilas da madrugada.

Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no ano de 2016 o Brasil tinha o 3º maior rebanho de equinos do mundo, atrás apenas da China e do México. A equinocultura neste mesmo ano era responsável por 698 mil empregos diretos, aproximadamente 2,8 milhões de empregos indiretos e movimenta anualmente volume superior a R$ 9,8 bilhões.

Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus
Cavalo | Equus ferus caballus


Bibliografia:
CABRAL, G.C. et.al. 2004. Avaliação Morfométrica de Equinos da Raça Mangalarga Marchador: Índices de Conformação e Proporções Corporais. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.6, p.1798-1805, 2004 (Supl. 1).

LEME, D.P. et al. Manual de Boas Práticas de Manejo em Equideocultura. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Brasilia, 2017.

VICTOR, R.P. et al. 2007. Forrageiras para Equinos. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagens. Disponível em: <http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007>. Acessado em: 17/02/2018.

Postagem Anterior Próxima Postagem