Rio Cabixi | Rondônia e Mato Grosso

Rio Cabixi | Rondônia e Mato Grosso

Rio Cabixi
                     Rio Cabixi (Rondônia e Mato Grosso) desaguando no Rio Guaporé

O Rio Cabixi é um rio brasileiro que banha os estados de Rondônia e Mato Grosso, na região Norte e Centro-Oeste do Brasil. Ele nasce na borda sul da Chapada dos Parecis, no estado de Rondônia, e deságua no Rio Guaporé, que faz fronteira com a Bolívia.

Com uma extensão total de cerca de 450 km, o Rio Cabixi é um importante afluente do Rio Guaporé e tem um papel crucial no ecossistema da região, fornecendo água para diversas comunidades e sendo lar de diversas espécies de peixes e animais aquáticos.

Além de sua importância ecológica, o Rio Cabixi também tem valor histórico e cultural para a região. Ele era usado pelos índios Cabixi há muito tempo extinta, que habitavam a área antes da chegada dos colonizadores europeus, como via de transporte e fonte de alimento. Mais tarde, durante o ciclo da borracha na região, o rio foi utilizado para o transporte de produtos como látex e castanha-do-Brasil.

Hoje em dia, o Rio Cabixi ainda é uma importante fonte de subsistência para muitas comunidades ribeirinhas que dependem da pesca e da agricultura de subsistência. Ele também é usado para atividades recreativas, como passeios de barco e pesca esportiva.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem