SISTEMAS AMBIENTAIS BRASILEIROS - BIOMAS BRASILEIROS

SISTEMAS AMBIENTAIS BRASILEIROS Sistemas Ambientais Brasileiros

O conceito de sistemas ambientais é recente. De acordo com os geógrafos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma classificação mais abrangente, que possibilita, por exemplo, a associação dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação com suas características humanas e socioeconômicas. 

 Os Sistemas Ambientais Brasileiros está pautado na abordagem que enfatiza o conceito de desenvolvimento sustentável, que liga o desenvolvimento econômico à preservação ambiental. Embora tratem de vários elementos da geografia, como relevo e clima, os sistemas ambientais na verdade se utilizam da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais, também conhecidas por biomas – conjuntos de ecossistemas. De acordo com o IBGE, os sistemas ambientais estão divididos em nove grupos: floresta Amazônica, cerrado, Pantanal, caatinga, mata de cocais (ou meio norte), mata Atlântica (floresta estacional), pinheiral (ou mata de araucária), campos (extremo-sul) e zonas litorâneas.

Sistemas Ambientais Brasileiros

Sistemas Ambientais Brasileiros criado pela Leinº 6.938/81, e compõe o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) é formado pelos órgãos e entidades da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios responsáveis pela proteção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no Brasil.

O objetivo do Sisnama é estabelecer um conjunto articulado e descentralizado de ações para a gestão ambiental no País, integrando e harmonizando regras e práticas específicas que se complementam nos três níveis de governo.

Nesse contexto, o Departamento de Coordenação do Sisnama tem como atribuições promover a articulação e a integração intra e intergovernamental de ações direcionadas à implementação de políticas públicas de meio ambiente; e incentivar a descentralização da gestão ambiental e a repartição de competências entre as três esferas de governo, coordenando:

  •     Programa Nacional do Meio Ambiente - PNMA II
  •     Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais
  •     Comissões Técnicas Tripartites

Coordenadas geográficas

Postagem Anterior Próxima Postagem