GESTÃO AMBIENTAL - HABILIDADES E MERCADO DE TRABALHO

GESTÃO AMBIENTAL - HABILIDADES E MERCADO DE TRABALHO

A humanidade tem se conscientizado cada vez mais sobre a importância de se preocupar com o meio ambiente. Aquecimento global, escassez de recursos naturais como a água e o acúmulo de lixo no mundo são problemas que saíram das páginas de livros como previsões futuras para os noticiários, para a realidade mundial.
Tais problemas chamam atenção para a necessidade de gerir de forma sustentável e racionada os processos de produção e outras atividades do dia-a-dia do homem. O tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional que trabalha nesse caminho. Ele auxilia na preservação dos recursos naturais e aplica os conhecimentos da gestão ambiental nos processos industriais.

Habilidades
Veja mais algumas habilidades do profissional de Gestão Ambiental:
- Planejamento do crescimento de cidades e da ocupação de terrenos;
- Participação na elaboração de planos diretores urbanos e regionais (controlando os impactos ambientais e priorizando a conservação do meio ambiente);
- Desenvolvimento de projetos de prevenção, redução ou eliminação da poluição das águas e da deterioração das matas e do solo;
- Adaptação de empresas para sistemas de gestão ambiental e de desenvolvimento sustentável;
- Conhecimento e interpretação da legislação ambiental;
- Implantação e acompanhamento de projetos de exploração de recursos naturais utilizando métodos e técnicas não poluentes no setor privado;
- Coordenação de programas de educação ambiental e participação em programas de reciclagem de materiais;
- Recuperação do solo em áreas degradadas, implantando sistemas de compostagem e tratamento de lixo;
- Coordenação de sistemas de gestão ambiental e certificações ambientais;
- Busca pelo melhor desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos;
- Realização de auditorias ambientais;
- Trabalho como professor em sua área.

Mercado de Trabalho
Esse profissional pode ainda trabalhar com pesquisas, projetos e experimentações na área ambiental, desenvolvendo estudos científicos e trabalhos acadêmicos. Tamanha preocupação com o meio ambiente fez com que indústrias, fábricas e empresas de grande porte (especialmente as que utilizam recursos naturais e possuem potencial poluidor) procurem cada vez mais por profissionais da área de Gestão Ambiental. Além disso, as prefeituras e órgãos do governo também contratam esse tecnólogo para auxiliar no planejamento ambiental das cidades e bairros. Por último, o gestor ambiental pode exercer o cargo de consultor como autônomo ou em empresas públicas ou privadas, prestando assessoria ambiental para instituições interessadas.

O Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem em média 2 anos de duração e entre as disciplinas cursadas estão: Saneamento, Ecologia, Legislação e políticas ambientais, Planejamento urbano, Tecnologias ambientais e Educação ambiental, além de algumas matérias básicas das ciências biológicas, exatas e humanas.

Instituições
Região Sudeste
 
Minas Gerais: UNA, Incisa (Belo Horizonte), Cefet-Uberaba, Cesep (Machado), Unincor (Três Corações, Betim), Feit-Uemg (Ituiutaba), Unipac (Barbacena), Unis MG - Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha).
São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi – UAM (SP), Unicastelo (SP), Universidade de Guarulhos – UnG (SP), Universidade Católica de Santos – Unisantos (SP), UNICID (São Paulo), UniABC (Santo André), Unaerp (Ribeirão Preto), Uniban, Metodista (São Bernardo do Campo), USM (São Paulo), Uniso (Sorocaba), UniAnchieta (Jundiaí).
Rio de Janeiro: Universidade Politécnica – UNESA (Rio de Janeiro), UVA-RJ (Cabo Frio), Unigranrio (Duque de Caxias), Unipli (Niterói), Cefet-RJ, USU, Fiaa (Rio de Janeiro).

Região Norte 
Acre: Uninorte-AC (Rio Branco).
Amazonas: UniNilton Lins (Manaus).
Amapá: Fama-AP (Macapá).
Pará: Esamaz (Belém), Iespes (Santarém).
Rondônia: IFRO (Colorado do Oeste).
Roraima: Cathedral-RR (Boa Vista).
Tocantins: Ceulp-Ulbra (Palmas).

Região Nordeste 
Alagoas: Cefet-AL (Marechal Deodoro).
Bahia: Unifacs (Salvador).
Ceará: Cefet-CE (Fortaleza).
Pernambuco: Cefet-PE (Recife).
Piauí: Cefet-PI (Teresina).
Rio Grande do Norte: Cefet-RN, UnP (Natal).

Região Centro-Oeste 
Distrito Federal: Famatec, Unicesp (Brasília).
Goiás: Universidade Católica de Goiás – UCG, Uni-Anhangüera (Goiânia), Cefet-Urutaí, FMB (São Luís de Montes Belos).
Mato Grosso do Sul: Unaes (Campo Grande).
Mato Grosso: Cefet-MT (Cuiabá), Unic (Cuiabá).

Região SulParaná: UTFPR (Campo Mourão), Fac. Camões, Uniandrade, Fepar (Curitiba).
Rio Grande do Sul: ULBRA (Canoas), Uergs (Tapes, Erechim, São Francisco de Paula), Cefet-RS (Pelotas), Unisinos (São Leopoldo).
Santa Catarina: Senai-Blumenau, Fattep, UnC (Concórdia), Uniasselvi (Indaial).
Postagem Anterior Próxima Postagem