CLIMA DO PLANETA E AS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL


Clima

Clima

Clima

Sucessão habitual dos diversos fenômenos meteorológicos observáveis, caracterizados pelas médias anuais de seus valores e pelo modo e amplitude da variação deles. (2) Estado da atmosfera expresso principalmente por meio de temperaturas, chuvas, insolação, nebulosidade etc. Os climas dependem fortemente da posição em latitude do local considerado e do aspecto do substrato. Assim, fala-se de climas polares, temperados, tropicais, subtropicais, desérticos etc. As relações entre os climas e a ecologia são evidentes: recursos agrícolas, fauna e flora, erosão, hidrologia, consumo de energia, dispersão atmosférica de poluentes, condições sanitárias, contaminação radioativa. Algumas características climáticas podem aumentar consideravelmente a exposição aos poluentes, ao favorecer a formação fotoquímica de produtos nocivos (LEMAIRE & LEMAIRE, 1975).

Clima do Planeta

Clima do Planeta


Conjunto das diversas condições meteorológicas de uma região que, registradas ao longo de pelo menos dez anos, lhe conferem certo tipo de estado atmosférico. O estudo do clima ajuda a entender como o mundo se organiza, já que a situação climática de uma região determina os tipos de ocupação, habitação, alimentação, atividade econômica e várias outras características dos povos que a habitam.

Na definição de clima se consideram temperatura, pressão, umidade, regime de ventos e correntes marítimas. Também há influência do relevo, da vegetação, de fenômenos naturais e do homem. Por essa complexidade, não existe uma única forma de classificar o clima. Uma das classificações mais usadas é a de Gaussen e Bagnouls, que adota como critérios a distribuição dos climas de acordo com a faixa latitudinal (tropical, temperada e fria) e a análise da temperatura, da quantidade de precipitação e da vegetação dessas faixas. Segundo ela, o clima é dividido em cinco grandes grupos: quente, temperado, frio, seco e montanhoso.

A partir da urbanização, o homem tem provocado alterações no clima do mundo por meio do desmatamento e da emissão de gases, que contribuem para o efeito estufa, entre outras atividades. A principal mudança observada é o ligeiro aquecimento da Terra. Em 1996, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), organismo da ONU, divulga que a temperatura do ar aumentou entre 0,3ºC e 0,6ºC nos últimos cem anos. Com o aquecimento, as temperaturas altas tendem a ser mais freqüentes e as baixas, menos constantes, levando a mudanças no regime normal de seca e chuva em algumas regiões. O IPCC relaciona o aumento da temperatura do ar com a elevação do nível do mar – de 10 cm a 25 cm neste século – decorrente do aquecimento das águas e do derretimento das geleiras.

TIPOS DE CLIMA

Continental
Região: Áreas interiores da América do Norte, Europa e Ásia
Características: o inverno é muito rigoroso e o verão curto, porém muito quente. Temperatura: médias de 5°C no inverno e 24°C no verão. Índice pluviométrico: situa-se entre 500 mm e 1.000 mm anuais. Umidade relativa: a média anual está entre 60% e 80%.

Continental Frio
Região: Norte do Canadá e vastas áreas da Sibéria (Federação Russa)
Características: inverno rigoroso e verão brando. Temperatura: pode chegar a -15°C no inverno e, no verão, não passa de 10°C. Índice pluviométrico: precipitações inferiores a 300 mm anuais. Umidade relativa: a média anual está entre 60% e 90%.

Equatorial
Região: Equador e áreas de baixa latitude
Características: clima quente e úmido o ano inteiro. Temperatura: a média anual é de 25°C. Índice pluviométrico: acima de 2.000 mm anuais. A chuva é abundante. Umidade relativa: média anual de 90%.

Mediterrâneo ou Subtropical
Região: Litoral sul-Pacífico dos Estados Unidos, Golfo do México, sudeste da Austrália, sudeste da China, sul da Europa, norte da África e região de Buenos Aires, na Argentina
Características: verões quentes e invernos moderado. Temperatura: as máximas no verão podem chegar a 30°C, enquanto no inverno as mínimas atingem 0°C. Índice pluviométrico: a média situa-se entre 500 mm e 1.000 mm anuais. As chuvas são pouco intensas. Umidade relativa: média anual é de 80%.

Montanhoso
Região: Áreas elevadas dos Andes, na América do Sul, Montanhas Rochosas, na América do Norte, Alpes, na Europa, e Himalaia
Características: é baixa, com uma queda de 6°C a cada 1.000 m de altitude. A neve é constante, acima de 2.000 m. Índice pluviométrico:nas regiões tropicais atinge 2.000 mm anuais e as precipitações aumentam até 1.500 m de altitude. Nas latitudes médias as chuvas sempre aumentam com a altitude. Umidade relativa: média de 90% (barlavento) e de até 30% (sotavento).

Oceânico
Região: Noroeste da Europa, litoral noroeste da América do Norte e litoral sudoeste do Chile
Características: as estações do ano são bem-definidas. Temperatura: os invernos são frios (média de -3°C) e os verões, moderados (média de 15°C). Índice pluviométrico: situa-se entre 1.500 mm e 2.000 mm anuais. Umidade relativa: a média anual está entre 80% (inverno) e 90% (verão).

Polar
Região: Áreas do extremo norte do Canadá e Federação Russa, pequena parte da Península Escandinava, Alasca e Antártica
Características: no verão a média é de 4°C e, no inverno, permanece em torno de -30°C. Índice pluviométrico: 100 mm de neve acumulada anualmente. Umidade relativa: a média anual está entre 70% (inverno) e 80% (verão).

Tropical
Região: Área entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio
Características: clima quente. Temperatura: a média anual é superior a 20°C. Índice pluviométrico: as médias anuais de chuvas variam entre 1.000 mm e 2.000 mm. Quanto mais distante do oceano, menor a quantidade de chuvas, que são intensas no verão. Umidade relativa: a média anual varia de 70% (interior dos continentes) até 90% (litoral).

Tropical Árido
Região: Saara, Arábia, centro da Austrália, norte do México e Arizona, nos Estados Unidos Ásia Central (Cazaquistão, Uzbequistão), planalto entre as Montanhas Rochosas e as cadeias costeiras do oeste dos EUA e Patagônia, na Argentina.

Características: a amplitude térmica diária é de mais de 20°C. Índice pluviométrico: inferior a 250 mm e irregular ao longo do ano. Umidade relativa: média anual de 40%. Continental Árido Temperatura: contraste térmico entre o verão (média de 17°C) e o inverno (média de -20°C). Índice pluviométrico: abaixo de 250 mm ao ano. Umidade relativa: a média anual está entre 30% (inverno) e 70%
(verão).


AS MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL

Dependendo da estação do ano, pois as áreas de alta e baixa pressão atmosférica deslocam-se no decorrer do ano, essas massas de ar avançam o território brasileiro ou recuam.

Os seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima, pois as massas de ar são portadoras de uma certa combinação de elementos (temperatura e umidade). Elas imprimem em cada área sobre a qual pairam certas características de tempo e de tipo de tempo, decorrentes de suas qualidades ou propriedades.

No entanto, as massas de ar recebem da superfície terrestre, para onde se deslocam, certas qualidades que acabam por transformá-las. Mas a climatologia é dinâmica, isto é, que a atmosfera está em constante movimento. Uma massa de ar é substituída por outra, existindo sempre uma troca ou substituição. Por exemplo, a massa de ar polar atlântica, quando chega o inverno no hemisfério sul, avança em direção ao território da América do Sul, perdendo as suas propriedades iniciais quando atinge, vamos dizer, o interior do Brasil (planalto Central), depois de algum tempo de atuação. Mas poderá vir logo em seguida, ou ao mesmo tempo, à sua diluição outra massa polar atlântica, na mesma área de dominação da primeira.

A ação dessas massas de ar no território brasileiro apresenta certas características. Umas decorrem da altitude do relevo e de suas linhas mestras, outras da configuração do território e da posição astronômica e geográfica do Brasil.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem