Desertificação | Conceitos Gerais Sobre Desertificação


Desertificação | Conceitos Gerais Sobre Desertificação

Desertificação | Conceitos Gerais Sobre Desertificação

A perda de produtividade do solo por causa do manejo inadequado das culturas, do uso excessivo de fertilizantes e da destruição da cobertura vegetal é responsável hoje pela desertificação de extensas áreas do globo. Conforme o Worldwatch Institute, organização norte-americana que acompanha o estado atual dos recursos naturais do planeta, cerca de 15% da superfície terrestre está sob risco de desertificação em algum grau. As áreas mais afetadas são o oeste da América do Sul, o nordeste do Brasil, o norte e o sul da África, o Oriente Médio, a Ásia Central, o noroeste da China, a Austrália e o sudoeste dos Estados Unidos (EUA).

Desertificação | Conceitos Gerais Sobre DesertificaçãoJá em 1977, ano da primeira Conferência Mundial sobre Desertificação, realizada no Quênia, o problema era conhecido. Na ocasião, os cientistas chamaram a atenção para a diferença entre o fenômeno de desertificação e a progressão natural dos desertos. A desertificação resulta da degradação do solo, que o torna estéril, e vem sendo provocada principalmente pelo homem, por meio do desmatamento de extensas áreas de floresta, da agropecuária intensiva e da mineração desordenada. Essas atividades destroem a cobertura vegetal natural do solo, contribuindo para o surgimento de terrenos arenosos, impermeáveis à absorção de água. Na década de 90, o manejo agrícola inadequado foi responsável pela degradação de 562 milhões de hectares de terra, ou seja, 38% do total da área plantada no mundo, conforme o relatório do World Resources Institute (WRI).

Parte dessa extensão de terra foi apenas levemente prejudicada pela erosão, mas uma fatia considerável ficou seriamente comprometida em sua capacidade produtiva. Segundo o WRI, as perdas acumuladas desde o início de 1990 ficam entre 5 e 6 milhões de hectares. O esgotamento do solo em consequência da atividade humana predatória pode ser remediada, mas leva tempo e exige enormes recursos financeiros.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem