Mangaba (Hancornia speciosa)

Mangaba (Hancornia speciosa)

Mangaba (Hancornia speciosa)
Mangaba (Hancornia speciosa)
Mangaba (Hancornia speciosa) é o fruto da mangabeira, também chamada de mangaba-ovo. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. No nordeste é muito apreciada. Sergipe é o maior produtor brasileiro, vindo quase toda a produção da vegetação nativa, embora as primeiras áreas cultivadas estejam entrando em produção. Neste estado, a mangaba é a fruta mais consumida na forma de sorvete e polpa concentrada.

A mangabeira é uma árvore que pode atingir os sete metros de altura, pertencendo à família das apocináceas. Seu látex é usado para fazer uma borracha de cor rosada. Sua madeira é de cor avermelhada, com folhas em formato elíptico e flores grandes. É nativa do Brasil, sendo encontrada também no Paraguai e leste do Peru.

Nome científico: Hancornia speciosa Gomes.

Família: Apocynaceae.

Sinônimos botânicos: Hancornia gardneri Muell. Arg., Hancornia lundii A.D.C. Hancornia pubescens Muell. Arg., Ribeirea sorbilis Arr. Cam.

Outros nomes populares: mangabeira, mangabinha-do-Norte, ankêuacê e katitulá (indígena), mangaba (francês), caoutchouc de pernambouc (inglês), mangaba tree (inglês).

Constituintes químicos: proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1 e C.

Mangabeira e frutos
Mangabeira e frutos
Propriedades medicinais: anticatarral, antiulcerogênica, digestiva, hepática, laxante, purgativa.

Indicações: tuberculose e úlceras (suco leitoso extraído da polpa); pugante (sementes); doenças do fígado e do baço (cascas); icterícias, afecções hepáticas, moléstias crônicas e cutâneas (extrato da casca).

Parte utilizada: folhas, frutos, raízes.

Contra-indicações/cuidados: não deve ser consumida verde.

Efeitos colaterais: quando verde, contém um suco leitoso que quase embriaga e pode matar. Esse leite venenoso é conhecido como manguaicy.

Modo de usar:
- infusão da casca: úlceras, dentição e problemas de rim;
- infusão das folhas: uso interno em gripe e em banhos para doenças epiteliais;
- decocção da casca: doenças internas, pulmões, abcessos internos, caimbras, fígado, cólicas menstruais e em regimes.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem