PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA - SC/RS

Parque Nacional de Aparados da Serra

Localização
Está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o extremo sul do estado de Santa Catarina, na borda da Serra Geral.

O acesso é feito através da RS-020 ou BR-101, por Praia Grande/SC via Serra do Faxinal. A cidade mais próxima à unidade é Cambará do Sul, a cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre.

O clima é determinado como clima temperado, apresentando média anual de 16 graus C; o mês mais quente é janeiro, e os mais frios são junho e julho. A precipitação média é de 1500-2250 mm.

A principal atração é o cânion Itaimbezinho, onde não são permitidos acampamentos ou pernoites dentro do parque, que fecha no final da tarde. Uma taxa de visitação é cobrada de cada visitante.

APARADOS DA SERRA - SC/RS

Entre Santa Catarina o o Rio Grande do Sul, partindo da cidade de Praia Grande, uma serra sinuosa com muito cascalho, conhecida como Serra do Faxinal, é uma das vias de acesso ao parque mais visitado do Brasil, o Aparados da Serra. Na estrada já é possível contemplar as paisagens magníficas dos cânions que cortam a região.


O Parque de Aparados é, com certeza, um dos mais organizados e um dos mais bonitos. Os locais de visitação são bem sinalizados e os acessos normalmente são fáceis. Cachoeiras brotam dos imensos paredões rochosos - Foto: Eduardo IssaAlgumas trilhas na parte baixa do cânion exigem preparo e guias locais, sendo possível caminhar por entre as enormes paredes rochosas, uma visão colossal. O acesso ao parque também pode ser feito pela cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande Sul.

Caminhando pelo parque, os grandes campos da Serra Geral, salpicados de araucárias, proporcionam paisagens típicas de montanhas. A fauna é muito rica e muitos biólogos das universidades da região realizam pesquisas monitorando graxains (cachorro-do-mato), pequenos roedores e outros animais.No centro de visitantes, uma maquete mostra os cânions, as cachoeiras e todo o entorno do parque. O Cânion do Itaimbezinho (que significa Pedra Afiada) disputa o posto de mais bonito da região com o Cânion Fortaleza. As opiniões são variadas, mas eu fico com o Fortaleza, no Parque da Serra Geral para onde estou indo.
Postagem Anterior Próxima Postagem