Parque Nacional do Iguaçu | Paraná

Parque Nacional do Iguaçu | Paraná

Parque Nacional do Iguaçu | Paraná
Parque Nacional do Iguaçu | Paraná
Parque Nacional do Iguaçu | Paraná
Parque Nacional do Iguaçu | Paraná

Parque Nacional do Iguaçu | ParanáObjetivos Específicos da Unidade

Garantia de representatividade dos ecossistemas regionais, proteção e valorização da biodiversidade da área protegida, fomento e desenvolvimento de pesquisas científicas, implementação de atividades de educação ambiental, divulgação de suas belezas cênicas e desenvolvimento de atividades de recreação e lazer em áreas destinadas ao uso público dentro da unidade.

Área da Unidade
169.765,00 (ha)

Parque Nacional do Iguaçu | ParanáVista Aéra das Cataratas
Parque Nacional do Iguaçu | Paraná
 
Aspectos Culturais e Históricos 
Antecedentes Legais
André Rebouças, engenheiro do Império (II Reinado), já em 1876 sugeriu a criação de um Parque Nacional que contemplasse desde as Sete Quedas d Paraná até as Cataratas d Iguaçu, abrigando uma grande e importante área de florestas do oeste paranaense. "Desde a foz do rio Ivaí até do Iguaçu, rio Paraná reúne toda as gradação possível do bel a sublime, do pitoresco ao assombroso! Formando uma prodigiosa escala de menor a maior e de maior a menor até o magnífico salto do Iguaçu" escreveu Rebouças. No ano de 1916, Santos Dumont, impressionado com a beleza das cataratas, solicitou pessoalmente ao presidente da Província do Paraná a transformação do local em área pública. Nesse mesmo ano, um decreto estadual declarou a área de utilidade pública. Em 1930, outro decreto ampliou a área desapropriada e repassou-a ao governo federal com o objetivo expresso de transformá-la em Parque Nacional. Baseado neste decreto, o presidente Getúlio Vargas, em 1939, criou o Parque Nacional do Iguaçu com ínfimos 3.300 ha, porém, logo em 1944, o parque foi ampliado abrangendo praticamente os limites atuais, os quais estabelecidos em definitivo pelo Decreto Nº86.676 em dezembro de 1981.

Aspectos Culturais e Históricos
Historicamente foi cenário das missões jesuítas para a catequese dos Tupi-Guaranis, posteriormente os Bandeirantes paulistas expulsaram os jesuítas espanhóis, permanecendo assim sob o domínio de Portugal toda aquela região. A área abriga grande quantidade de sítios arqueológicos. A origem da palavra Iguaçu é indígena-guarani e significa "água grande". . O Parque Nacional do Iguaçu foi incluído na "lista do Patrimônios Naturais da Humanidade", em Novembro de 1986.

Clima
Clima temperado (mesotérmico brando superúmido sem seca), com temperatura média anual entre 18 e 20°C. Sua temperatura máxima absoluta é de 34 a 36° e mínima absoluta de - 8 a 4°C. A média pluviométrica anual varia entre 1.500 e 1750mm.
Relevo
Está situado no Terceiro Planalto do estado, o planalto das araucárias. As características do relevo residem na formação da Serra Geral, que constitui o substrato litológico fundamental.

Vegetação
Maior unidade de conservação brasileiro no domínio da Mata Atlântica, é considerado um dos últimos remanescentes dessa vegetação no sul do país. É representada pela Floresta Estacional Semidecídua, Ombrófila Mista (Mata de Araucária) e Formações Pioneiras Aluviais.

Fauna
Abriga grande diversidade de espécies animais, muitas delas vulneráveis ou ameaçados de extinção. É refúgio da última população viável de onças-pintadas do sul do país. São registradas para a área pouco menos de 400 espécies de aves e aproximadamente 50 espécies de mamíferos. Outros táxons continuam sendo estudados a fim de se inventariar toda a fauna da unidade.

Parque Nacional do Iguaçu | Paraná

Além da garantia de qualidade ambiental promovida pela unidade de conservação, protegendo uma grande quantidade de recursos hídricos, resguardando amostras de ecossistemas e de biodiversidade em geral, o Parque Nacional do Iguaçu abriga os principais atrativos turísticos da região, respondendo por uma grande quantidade de empregos diretor e indiretos. Especificamente em Foz do Iguaçu, mais de 70% dos empregos diretos e indiretos estão vinculados ao turismo. Aos municípios lindeiros ao parque são repassados anualmente mais de R$6 milhões via ICMS Ecológico, somente pela existência do Parque Nacional do Iguaçu. Representa também um incontestável potencial para o desenvolvimento de alternativas econômicas e sociais baseadas em relação harmoniosa com a natureza.

Caça de animais silvestres; exploração ilegal de palmito (Euterpe edulis), atropelamento de animais nas estradas que margeiam e no interior da unidade, uso de agrotóxicos nas propriedades rurais do entorno da unidade e pressões para a reabertura de uma estrada ilegal que corta a unidade - estrada do colono.

Parque Nacional do Iguaçu | Paraná

O Parque Nacional de Iguaçu é a unidade de conservação mais visitada do país. Recebe anualmente cerca de 700.00 visitantes nacionais e estrangeiros. Estes números proporcionam uma receita invejável, tornando o parque um dos melhores do Brasil em termos de infra-estrutura. O excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração (anterior e atual), fazem do Iguaçu um parque nos moldes dos melhores parques do planeta. Não é exagero compara-lo ao Yosemite, na Califórnia, em termos de organização.As belíssimas cataratas do Iguaçu - Foto: Eduardo IssaComo minha última visita aqui havia sido em 1988, constatei uma mudança significativa. É claro que a beleza cênica e a magnitude destas maravilhosas cataratas continuam impressionando qualquer um. A partir do centro de visitantes, por sinal uma bela obra de arquitetura e muito bem planejado, ônibus do tipo “double deck” (dois andares) partem a todo o momento em direção às passarelas das cataratas. A entrada de veículos particulares no parque foi proibida e o ônibus é a única opção adentra-lo.

Nas passarelas ao longo da estrada do parque, a visão é magnífica. São 275 saltos, dependendo da vazão e da época do ano, com alturas de até 72 metros. No caminho, os quatis perambulam como doidos atrás de comida fácil. Cuidado com seus alimentos, eles são muito rápidos. E o mais importante: NÃO DÊ COMIDA A ELES. Centenas de borboletas voam nos arredores e fazem um show de cores pelo caminho.

Os passeios que partem da água, através de botes e barcos, são imperdíveis e espetaculares. A empresa Macuco, que tem a concessão para operar dentro do parque, realiza um trabalho de primeiro mundo, transmitindo toda a segurança aos usuários. A imagem das quedas por entre enormes paredes de rochas vulcânicas vai se solidificar na sua mente. Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, faça um vôo de helicóptero sobre as cataratas, posso afirmar que será um dos mais belos vôos da sua vida!

Para o futuro, novas atividades repletas de emoção serão implantadas no parque, como trilhas ecológicas, paredes de escalada e passeios de bike, tudo dentro das normas do Plano de Manejo. O Iguaçu é um dos poucos parques do Brasil a ter seu plano aprovado e em atuação. Resumindo tudo, o Iguaçu, além de ser um espetáculo da natureza, é também um modelo de parque a ser seguido e deve ser conhecido por todos os brasileiros.

Parque Nacional do Iguaçu | Paraná
Postagem Anterior Próxima Postagem