Lichia, Litchi Chinensis | Família Sapindaceae

Lichia, Litchi Chinensis | Família Sapindaceae

Lichia, Litchi Chinensis | Família Sapindaceae
Lichia, Litchi Chinensis | Família SapindaceaeOriginária da China onde é considerada a fruta nacional, a lichieira e uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Em muitos países e considerada a rainha das frutas. Perfeitamente adaptada as condições de clima do Estado de São Paulo, as Culturas pioneiras estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores. A colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores. O Brasil em futuro próximo poderá dominar o mercado mundial, porque a produção das outras regiões produtoras ocorre de maio a agosto. Assim, sem concorrência, o Brasil poderá abastecer o mercado mundial com lichias na época do natal.

Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawaii, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.
Lichia, Litchi Chinensis | Família SapindaceaeVariedades de Lichia
No Brasil dispomos das variedades BENGAL, AMERICANA e BREWSTER e no Hawaii são recomendadas a GROFF, KAIMANA e KWAIMI.

Lichia, Litchi Chinensis | Família SapindaceaeProdução de Mudas
As mudas oriundas de sementes não são indicadas para a formação de pomares comerciais, porque as plantas não são uniformes e demoram acima de 12 anos para iniciar a produção. Para a formação de pomares comerciais, as mudas devem ser de propagação vegetativa das plantas vigorosas e produtivas. O sistema mais utilizado é a alporquia, resultando em mudas de qualidade.

Lichia, Litchi Chinensis | Família SapindaceaeClima
A lichia é uma planta de clima sub-tropical, entretanto, em nossas condições tem-se verificado que plantas novas não suportam geadas muito rigorosas. Por ser um planta de grande valor é viável a sua proteção com telhados ou de outro material, durante o inverno, evitando-se danos com frio.

Espaçamento
Lichia, Litchi Chinensis | Família SapindaceaeÉ mais interessante uma planta isolada, recebendo a luz solar de todos os lados para a plenitude de sua produção, à duas a três árvores encostadas uma na outra. Árvores com livre crescimento, sem o emprego de podas, necessitam espaçamentos adensado de 7 metros entre plantas e linhas, utilizando-se podas constantes, visando o controle do tamanho das árvores.

Colheita e Embalagem
Conforme a região a colheita ocorre de novembro a janeiro e são colhidos os cachos de frutos e a embalagem é feita em pequenas caixas de plásticos transparente.

Mercados
O fruto de lichia ainda é desconhecida do consumidor brasileiro e o mercado potencial é enorme devido as qualidades de frutos e da época de comercialização no fim do ano. Entretanto, o fruto de lichia tem boa aceitação em todo o mundo e há interesses inclusive de países produtores, devido a oferta de frutos fora de época ou na entre safra.

Lichieira
A planta é longeava e rústica, necessitando pouco ou nenhum tratamento fitassanitário. As doenças não são problemas e com relação as pragas, eventualmente pode ocorrer brocas de tronco, a mariposa oriental nos ponteiros, ácaros, abelha arapuá ou irapua nos frutos. Praticamente não é usado agrotóxico e os frutos são colhidos insetos de produtos químicos.

Produção
A lichia inicia a produção comercial a partir do 5º ano após o plantio das mudas. Algumas plantas chegam a produzir de 150 a 200 Kg, sendo considerada uma produção boa a média anual de 40 a 50 Kg por planta.

Preços
Os melhores preços ocorrem no inicio da safra de 15 a 31 de Dezembro devido as festa de fim de ano.

O mercado brasileiro ainda é inexplorado porque a lichia considerada a rainha das frutas, ainda é desconhecida do consumidor brasileiro. Atualmente o preço da fruta é muito alto e futuramente o ideal é o estabelecimento de um preço médio, de valor mais baixo, favorecendo a comercialização. O preço muito alto limita o número de consumidores.

Tratos Culturais
É bastante simples com a manutenção das plantas do limpo através de roçadas e herbicidas, de adubações e de irrigação que é fundamental, conforme a região.

Nova Cultivar Tailandes Regias Tropical Características
Regularidade de Produção. Fruta de excelente aparência, entre 20 e 25 gramas por fruto.

Diferencia-se dos demais cultivares pois, para consumir sua polpa, basta apertar vagamente e o fruto se abre. (característica única nas lichias).

Panículas de excelente conformação, cachos com 15 a 22 frutos.

Rambutan
Nephelium lappaceum - Família Sapindaceae.

Originário do Arquipélago Malário, o Rambutan é muito semelhante à Lichia (Litchi chinensis), tanto em beleza quanto ao paladar, pois pertencem à mesma família (Sapindacea). Seus frutos são maiores que o da Lichia, e tem várias vantagens sobre a mesma. Suas sementes são 30 a 50% menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia maciae coloração vermelho carmim, destaca-se facilmente da polpa. Produzem em pencas com 15 a 30 frutos, sendo estes ovalados com 5cm de comprimento.

Também sua resistência ao transporte é maior, pois sua polpa é mais firme e a pelucia que recobre a casca evita atrito entre os frutos amortecendo impactos.

Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais. A maturação dos frutos ocorre de junho a outubro, sendo mais concentrada em julho e agosto, sua produtividade é grande, podendo chegar a mais de 200Kg por planta.

Ë uma árvore tropical que atinge 12m de altura, muito ornamental e por sua beleza de folhagem, floração e frutificação pode ser palntadas em alameda e jardins.

Desenvolve-se bem onde cresce o café, não suportando geadas nem temperaturas negativas. Gosta de umidade no solo principalmente na época da florada, ocorrendo seca prolongada é necessário que se irrigue a planta. Esta furta é muito popular no Hawaí, Tailândia, Vietnã, Indonésia, sendo artigo de exportação com grande aceitação na América do Norte e Europa.

O início da produção das mudas por nós comercializadas ocorre em 4 ou 5 anos, estando as mudas já com 24 meses de idade.

A distância do plantio recomendado é de 8m entre plantas por 10m entre linhas.

Utilização
O arilo é consumido fresco, cozido, enlatado ou em geléias. O sabor da polpa (arilo) é sub-ácido a adocicado, lembrando o da lichia ou da uva, com açúcares em torno de 10 a 12%. Em temperatura ambiente, a melhor aparência externa dos frutos dura entre 3 e 4 dias, quando os espinhos começam a murchar, embora polpa não sofra alteração. O arilo (parte comestível), que cobre a semente pode variar de estação para estação e entre cultivares de 28 a 54%.

Fonte: www.herbario.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem