PARNA DA SERRA DO PARDO - PARÁ

Parque Nacional da Serra do Pardo no Estado do Pará

Nome da Unidade: Parque Nacional da Serra do Pardo

Bioma: Amazônia

Área: 445.407,99 hectares

Diploma Legal de Criação: Dec s/nº de 17 de fevereiro de 2005

Coordenação Regional / Vinculação: CR3 – Itaituba



O Parque Nacional da Serra do Pardo está localizado nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, estado do Pará, Brasil. Possui uma área de 447.342,00 (hectares). O perímetro do parque é de 317.003,4 metros. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).



Objetivos do Parque Nacional da Serra do Pardo

Preservar ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Aspectos culturais e históricos do Parque Nacional da Serra do Pardo

O Parque Nacional da Serra do Pardo, criado através do decreto de 17 de fevereiro de 2005, conta com uma área de 445.392 hectares. A área possui elementos naturais importantes como montanhas, diferentes tipos de vegetação, presença de rios, entre outros. Esta categoria de unidade de conservação permite abrir a área para visitação pública, apresentando potencial para desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo. Tais atividades podem beneficiar diretamente a comunidade local através da geração de empregos e, indiretamente, por meio do desenvolvimento do comércio e da infraestrutura local. Entretanto, como em outras regiões, existem fazendas ilegais na área do Parque, onde a disputa por terra está em curso atualmente. Para que seus recursos naturais sejam conservados, deve-se contar com um eficiente sistema de monitoramento e fiscalização do Parque, impedindo novas ocupações e desmatamento.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem