Parque Estadual Rio Negro Setor Norte - AM

Parque Estadual Rio Negro Setor Norte - AMParque Estadual Rio Negro Setor Norte - AM

O Parque Estadual Rio Negro Setor Norte fica no estado do Amazonas, região norte do Brasil, e possui uma área de 178.620 ha. Foi estabelecido pelo Decreto 16.497, de 2 de abril de 1995. O parque engloba 5 % da área do município de Novo Airão, que é de 37.771,246 km².

Localização
Distante 167 km de Manaus, o Parque Estadual do Rio Negro - Setor Norte tem importância biológica muito grande para aves, biota aquática e invertebrados, e limita-se com o Parque Nacional de Jaú.

Superfície
146.028 hectares.

BiomaBioma
Amazônia 100%

Floresta Ombrófila Aberta 13%
Floresta Ombrófila Densa 87%

Diversidade de ambientes incluindo igapós de mata aberta e os de mata mais alta. As matas de Campinarana ocupam as regiões interfluviais dos rios Puduari e Carabinani e possuem vegetação heterogênea. Há predominância de Matas de igapós, Campinaranas interfluviais e Matas de Terra Firme.

FloraAcesso
O principal acesso é por barco pelo Rio Negro.

Flora
Composição florística variada. Algumas plantas como o açaí-chumbinho (Euterpe catingae) e o marajá-preto (Bactris sp.) ocorrem de maneira pontual em alguns tipos de Campinarana. Nas Matas de Terra Firme há plantas de interesse econômico como a itaúba (Mezilaurus itauba) e o cipó-titica (Heteropsis flexuosa).

 Mutum  -  Nothocrax urumutumFauna
A biota aquática apresenta grande diversidade de espécies que vão de peixes a algas. Há espécies como o pirarucu (Arapaima gigas) e o tucunaré (Cichla sp.) - menos abundantes no rio Puduari. A mais alta diversidade é vista no grupo de insetos. Cerca de 30 espécies de abelhas e 100 de formigas. Mais de 200 espécies de aves, incluindo algumas raras, como Dromoccocyx pavoninus, Nothocrax urumutum, Dolospingus friagilloides e Hemitriccus invratus.

Cerca de 30 famílias vivem no entorno do Parque, sendo as comunidades mais habitadas as do Castanho e Airão Velho, onde se encontram as ruínas da primeira cidade portuguesa no rio Negro, do séc. XVI.
Postagem Anterior Próxima Postagem