Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Goiás

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Goiás

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se na Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil.

Nas geocoordenadas 13º51' a 14°10' de latitude Sul e 47°25' a 47°42' de longitude Oeste, cobrindo uma superfície de 65.514 ha, está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude que abrange vários municípios, dentre eles, São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | GoiásParque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Goiás
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Goiás
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | GoiásJardim de Maytrea, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás.

O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.

Foi reconhecido como Património Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | GoiásFlor da Sucupira-branca (Pterodon emarginatus), no Parque Nacional de Chapada dos Veadeiros

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | GoiásCachoeira

O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada. Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados, permitindo-se a visita aos seguintes atrativos.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | GoiásVale da Lua

É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Antes dos garimpeiros, os índios goiazes já viviam na região, mas foram dizimados pelos primeiros desbravadores que vieram em busca de ouro. Atualmente, o pacato vilarejo de São Jorge, distrito pertencente ao município de Alto Paraíso, trocou o garimpo pelo turismo de aventura e de esoterismo. A população local já começa colher os frutos deste turismo saudável e consciente, onde antigos garimpeiros foram capacitados e se transformaram em eficientes guias. Em algumas áreas é fácil observar os efeitos desta extração de cristais onde restos de quartzo de má qualidade foram deixados ao longo das trilhas como no Morro do Garimpão. Um grande passo para a preservação desta região foi à criação de uma área de proteção integral. Em janeiro de 1961, mesmo ano da fundação de Brasília, foi criado o Parque Nacional do Tocantins e ocupava uma área bem maior que a atual, teve seus limites alterados por várias vezes, por pressão de fazendeiros e políticos influentes. Depois destas reduções determinadas por decretos o parque acabou sendo renomeado como Chapada dos Veadeiros, protegendo uma área de 236.570 hectares, que correspondem a míseros 10 % da área inicial pertencentes aos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, São João da Aliança, Teresina de Goiás e Nova Ramos.

Os principais objetivos da unidade são proteger os importantes mananciais hídricos, a infinidade de microorganismos e toda a fauna e flora pertencentes ao bioma Cerrado, além de apoiar pesquisadores e trabalhos relacionados à educação ambiental.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem