PARQUE NACIONAL DA PEDRA AZUL - ES

PARQUE NACIONAL DA PEDRA AZUL - ES
Localização
Está localizado no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km de Vitória (ES)

Superfície
1.240 hectares.

O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra do Lagarto, de formação de granito e gnaisse a 1.822 metros de altura, unida à Pedra Azul, que pode ser vista na BR-262.

A unidade de Conservação se encontra inserida no Bioma da Mata Atlântica, um dos mais diversos e ameaçados.

Pedra Azul
Pedra do Lagarto
A caminho do início da trilha
Trilha das Piscinas Naturais

Os ecossistemas englobados pela área do Parque são os Campos Rupestres (vegetação que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo regime de chuvas, localizadas acima de 1500 metros de altitude).

A fauna e flora são muito diversas, inclusive com a presença de espécies endêmicas (que só ocorrem na área do Parque).

Acesso
O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR 262, entrando no Km 89, passando pela Rota do Lagarto (ES010) por 2 km até a entrada.

Outro acesso se dá pela rodovia de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro (ES164), chegando até a localidade de São Paulinho de Aracê, onde existe acesso para a Rota do Lagarto, com um percurso de 5 km até a entrada do Parque.

Trilhas
As trilhas existentes permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais. O parque possui duas trilhas: Trilha da Pedra Azul (nível fácil): com distância de 480 m, onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Trilha das Piscinas Naturais (nível médio / difícil): com 1400 m, onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97 m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.

Bromélias
Macaco-prego
Flora
O conjunto da vegetação existente na área do Parque inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre pedras) e floresta ombrófila altimontana. As principais espécies encontradas são orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de várias espécies de canela.

Fauna
Sua fauna é diversificada possuindo diversas espécies, tais como: macaco prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro e sabiá além de animais ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e barbado.

A pedra Azul, um grande rochedo que muda de cor por conta de liquens, é o cartão postal de Domingos Martins. As casinhas com ares europeus e a calmaria dão o clima de lua-de-mel à cidade.

O município de Domingos Martins, estado do Espírito Santo, região sudeste, abriga a Reserva Florestal de Pedra Azul, que foi criada pelo Decreto 312, de 31 de outubro de 1960. A Lei 4.503, de 2 de janeiro de 1991, transformou a reserva em Parque Estadual de Pedra Azul, com uma área de 1.240 hectares. O bioma predominante desta unidade de conservação brasileira é de floresta ombrófila densa antimontana. Suas coordenadas geográficas são S 20º 24'07" W 41º 01'23".



Parque nacional, no Espírito Santo, localizado no município de Domingos Martins, com altitude média de 1350mts, possuí uma área de 10.000 hectares, apenas 5% do parque é aberto a visitação, e abriga a Pedra Azul e a Pedra das Flores, importantes afloramentos de granito e gnaisse, cartões postais do estado, por causa de sua beleza espetacular, com respectivamente 1822 e 1909mts, por passarem a maior parte do tempo encobertas pelas nuvens, há um micro-clima super-úmido e frio em seu topo, isso faz com que muitas plantas, especialmente flores e orquídeas cresçam em seu topo (dai o nome), o parque foi tombado como Reserva Florestal em 1961, passou ao status de parque estadual em 1981, e virou parque nacional em 1996. A região com rica biodiversidade e diversas espécies endêmicas, foram catalogados 182 espécies de aves endêmicas (que só existem naquele lugar) 51 espécies de bromélias endêmicas, e 26 espécies de orquídeas endêmicas, no parque existem muitas cobra, veados, macacos, preguiças algumas onças e muitas aves, com atenção para as Andorinhas de Colar Branco, que migram para região durante os meses de Junho a Julho, quando a temperatura na região fica na casa de 0°C, elas fazem suas tocas e se reproduzem em cavernas, na Pedra Azul, a vegetação original é a mata-atlântica, com árvores que chegam a 25m, a muitas bromélias, samambaias e orquídeas. No parque, ficam localizados as nascentes do Rio Jucu, braço norte e braço sul, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória, e existem vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.

O parque fica localizado no distrito de Pedra Azul do Aracê, região que tem o considerado 3° melhor clima do mundo. Os terrenos ao redor do parque, que a 20 anos atrás ninguem quis ocupar gratuitamente, hoje, estima-se que tenham um valor de R$ 4,5 milhões, nos arredores do parque, ficam localizados alguns dos melhores hotéis do estado do Espírito Santo. A Pedra Azul, tem esse nome devido ao fato, de que dependendo da incidência de luz solar, a pedra, pode mudar de cor, ficando as vezes Azul, as vezes Verde, as vezes Amarela, porém a maior parte do tempo Branca Acinzentada. A Pedra Azul muda de cor 36 vezes por dia.

É no Km 89/90 da BR 262 que pode ser visto o maciço da Pedra Azul com seu pico de 1822m de altitude. Também é conhecida como a Pedra do Lagarto pelo formato de uma saliência em forma de um animal que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse avista-se a Pedra das Flores com 1909 m de altura.

A Reserva Florestal de Pedra Azul foi transformada em Parque em 1991 com o objetivo de proteger o eco sistema de Mata Atlântica no entorno da Pedra Azul, ocupando uma área que atinge três municípios: Domingos Martins, Alfredo Chaves e Vargem Alta. Para programar o passeio pelas trilhas da Pedra Azul é necessário agendar no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante)
pelos telefones (27) 3248-1156 ou (27) 9962-8548 nos horários de 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas.

Existem quatro trilhas para percorrer: a das piscinas, do mirante, do lagarto e da base, encontra-se no Parque um museu ecológico localizado no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho. O parque é aberto para visitação de quarta-feira a domingo. De segunda-feira a terça-feira fica fechado para manutenção.Todo passeio no Parque, deverá ser agendado com antecedência e deverá sempre ser acompanhado por um Guarda Florestal do IDAF

Atrações: Piscinas Naturais, Trilhas baixas (Base da Pedra Azul e Lagarto/Mirante.

Para maior segurança na escalada para as Piscinas Naturais, o número máximo de pessoas por vez na corda é de 02 pessoas e a idade mínima permitida é 10 anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem