Floresta Nacional de Jamari | Rondônia

Floresta Nacional de Jamari | Rondônia

Floresta Nacional de Jamari | RondôniaFloresta Nacional de Jamari | Rondônia
Localização
A Floresta Nacional do Jamari localiza-se na parte norte do estado de Rondônia, e sua drenagem é tributária das bacias do rio Jamari - a Floresta Nacional do Jamari faz limite com o reservatório da Estação Ecológica Samuel - e do Rio Machado, por intermédio do Rio Jacundá. O acesso principal da Flona fica a 12 km da sede do município, por estrada de terra em bom estado de conservação.

Floresta Nacional de Jamari | Rondônia

Superfície
215.000 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Aberta 100%

Cerca de 105.000 ha são destinados a Manejo Florestal. O processo de preparação do Plano de Manejo tem servido de exemplo para outras Flonas. Neste contexto, propor a Flona de Jamari como área prioritária para concessão é importante não apenas para o desenvolvimento da região, mas para dar concretude a um modelo de gestão estabelecido no Sistema Nacional de Unidades de Conservação levando adiante as propostas de um Plano de Manejo considerado exemplar.

Floresta Nacional de Jamari | Rondônia

A Floresta Nacional de Jamari possui cerca de 10.000 ha de área ocupada pela presença humana, por estradas, lagos artificiais, e também a sede da mineradora Jacundá, que tem boa infra-estrutura. A unidade de relevo que domina a paisagem da FLONA do Jamari é o planalto rebaixado da Amazônia ocidental, com altimetria variando entre 100 e 200 metros. As categorias de solos mais comuns são o latossolo vermelho-amarelo e o podzol hidromórfico.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente - MMA

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem