Floresta Nacional de Pacotuba | Espírito Santo

Floresta Nacional de Pacotuba | Espírito Santo


Localização
Rodovia João Domingos Km 2.5 - Cachoeiro do Itapemirim

Superfície
451 hectares.

Bioma
Floresta Atlântica.

Floresta Nacional de Pacotuba | Espírito SantoEsta unidade foi criada para promover o manejo dos recursos naturais, incentivando a pesquisa, com ênfase na recuperação de áreas degradadas e no desenvolvimento de métodos de exploração sustentável dos recursos naturais não madeireiros. O Espírito Santo oferece turismo étnico, cultural e ambiental na comunidade dos remanescentes de quilombos de Monte Alegre, no município de Cachoeiro de Itapemirim, que faz parte da Rota dos Vales e do Café.

O projeto Comunidade Quilombola de Monte Alegre envolve a produção associada ao turismo, e é coordenado pelo Instituto Novas Fronteiras de Cooperação, em parceria com o Ministério do Turismo, possibilitando o desenvolvimento do turismo no local, aumentando a renda dos quilombolas e agregando valor à oferta de produtos e serviços, contribuindo para a preservação do patrimônio.

Os quilombolas de Monte Alegre estão preparados para receber e apresentar sua cultura aos turistas através do artesanato, da gastronomia, da expressão das suas tradições e do estilo de vida da comunidade.

Floresta Nacional de Pacotuba | Espírito SantoTrilhas
São realizadas apresentações teatrais sobre a prisão, fuga e o namoro de um negro chamado Adão. Na comunidade podem ser feitas visitas guiadas às trilhas na Floresta Nacional de Pacotuba.

Na Trilha das Árvores Centenárias, o visitante observa diferentes espécies de árvores que, por suas dimensões, possuem mais de 500 anos.

Na Trilha Caminho do Mangula, que é realizada à noite, dentro da mata, o turista percorre o local ouvindo do guia a história de Mangula, um velho negro que viveu ali no final do século XVIIII.
É uma forma diferente de conhecer o folclore da comunidade quilombola de Monte Alegre.

Na Trilha do Adão Negro, que também é feita à noite, ocorrem apresentações teatrais sobre a prisão, fuga e o namoro de um negro chamado Adão, escravo em fazenda vizinha à comunidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem