Floresta Nacional de Rio Preto | Espírito Santo

Floresta Nacional de Rio Preto | Espírito Santo

Floresta Nacional de Rio Preto | Espírito Santo
Localização
Situa-se ao norte do Estado do Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil, município de Conceição da Barra.

BR 101 Km 27 - São Mateus
Superfície
2.831 hectares.

Bioma
Floresta Atlântica.

Unidade de Uso Sustentável.

Floresta Nacional de Rio PretoFloresta Nacional de Rio Preto
Acesso
Tem acesso pelo município de Conceição da Barra, a leste da BR-101, entre os km 27 e 32. Partindo-se daí por 12 Km de estrada de terra batida até encontrar a sede da FLONA, distante de sede do município 53 Km, seguindo-se pela BR-101.

Sua cobertura vegetal é composta por Floresta Atlântica com áreas de floresta em regeneração, de reflorestamento, de campo sujo (pastagem) e de florestas que sofreram cortes seletivos.

Na Floresta Atlântica, encontra-se um número muito grande de animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e uma grande diversidade de espécies de insetos.
Flora.

A Floresta Nacional de Rio Preto Rio Preto pertence à Região Fitoecológica denominada Floresta Ombrófila Densa ou Floresta Tropical Pluvial, e possui uma vegetação original denominada floresta ombrófila densa de terras baixas, estabelecida em solos de tabuleiros terciários do Grupo Barreiras.

Samambaia pretaSamambaia preta

No último Inventário Florestal realizado na unidade foram encontradas 338 espécies de plantas arbóreas em seu interior. Esta vegetação apresenta três estratos definidos, o superior formado por espécies dominantes como o tanheiro (Alchornea triplinervia), a bomba-d’água (Hidrogaster trinervis), o angico (Parapiptadenia rígida), a boleira (Joannesia princeps), a bicuiba (Virola gardneri), e a canela-preta (Ocotea catharinensis), entre outras. No estrato intermediário destaca-se a ocorrência do palmito (Euterpe edulis), e no estrato arbustivo são encontradas inúmeras espécies, como a samambaia preta (Hemitelia setosa) e o xaxim (Dicksonia sellowiana).

Fauna
Para cumprir os objetivos de caracterizar a fauna, definir áreas e ambientes com maior diversidade, portanto, prioritários para conservação, e subsidiar o Plano de Manejo da Floresta Nacional de Rio Preto, foi executado um Inventário Faunístico em 1998. No referido inventário, foram amostradas na unidade 36 espécies da herpetofauna: 21 de anfíbios; 7 de serpentes; 5 de lagartos; 2 de quelônios; e 1 de crocodilianos. Dentre estas, destaca-se Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), por ser espécie quase ameaçada de extinção.

Jacaré-do-papo-amareloJacaré-do-papo-amarelo

No tocante à avifauna, estima-se que haja na Floresta Nacional de Rio Preto 212 espécies de aves silvestres. Vale a pena destacar que das 42 espécies da avifauna citadas como indicadoras de bom estado de conservação de habitats de Mata Atlântica de baixadas, 16 foram amostradas na Floresta Nacional de Rio Preto. Destas, somente o papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) foi observada em determinados trechos da floresta que sofreu ocorrência de incêndios. As demais foram observadas somente na mata conservada. Há também registro de ocorrência de araponga (Procnias nudicollis).

Com relação à mastofauna, foram registradas no interior da unidade 47 espécies de mamíferos. Destas, 8 encontram-se ameaçadas de extinção: ouriço-preto (Chaetomy subspinosus), jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-do-mato (Leopardus tigrinus), gato-maracajá (Leopardus wiedii), puma (Puma concolor), lontra (Lontra longicaudis), tatu-canastra (Priodontes maximus) e preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus).

Todas as espécies de primatas que provavelmente ocorrem na região norte do Espírito Santo foram registradas na Floresta Nacional de Rio Preto. As referidas espécies são: sagüi-da-cara-branca (Callithrix geoffroyi), sauá ou guigó (Callicebus personatus personatus), macaco-prego (Cebus robustus) e barbado ou bugio (Alouatta fusca). As espécies (Callicebus personatus) e (Alouatta fusca) são consideradas espécies ameaçadas de extinção.

http://www.megatimes.com.br
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem