Floresta Nacional de Sacará-Taquera - PA

Floresta Nacional de Sacará-Taquera - PA

Floresta Nacional de Sacará-Taquera - PAPraias do Rio Trombetas
Superfície
429.600 hectares.

Bioma
Amazônia 100%

Formações Pioneiras 6%
Floresta Ombrófila Densa 94%

Acesso
Seu acesso principal se dá por Porto Trombetas, na margem direita do Rio Trombetas, na área da Mineração Rio do Norte. Outro acesso possível é pelos municípios de Faro e Terra Santa, às margens do Rio Nhamundá, na divisa com o Estado do Amazonas.

Flora
A Floresta Nacional de Saracá-Taquera é coberta por Floresta Ombrófila Densa, com variações geralmente associadas às feições geomorfológicas. No geral, a vegetação local pode ser classificada como Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, caracterizada por conter dois estratos distintos: um emergente, tendo Angelim vermelho (Dinizia excelsa), Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e Cedro arana (Cedrelinga catenaeformis) como principais espécies, e outro uniforme caracterizado pela presença de Massaranduba (Manilkara spp.), Breu (Protium spp.) e Guapeba (Pouteria spp.).

Castanheira - Castanha do BrasilCastanheira - Castanha do Brasil

A Floresta Nacional Saracá-Taquera e uma unidade de uso sustentável que prevê desenvolvimento de projetos e pesquisas com uso sustentável dos recursos da floresta. A biomassa da floresta tropical é das mais altas já encontradas, além de possuir altos índices de diversidade de fauna e flora.

A unidade é adjacente à Reserva Biológica do Rio Trombetas, que juntas compõem as UC Federais do Rio Trombetas responsáveis pela proteção/preservação de cerca de 800.000 ha do Bioma amazônico.

Rio TrombetasRio Trombetas

Uma forte característica da região é a presença de comunidades remanescentes de quilombos, que se distribuem ao longo do rio Trombetas e estão presentes tanto na Floresta Nacional de Saracá-Taquera como na Reserva Biológica do Rio Trombetas e seus entornos.

Peixe do Rio TrombetasPeixe do Rio Trombetas

Na Floresta Nacional de Saracá-Taquera existe a produção de bauxita pela Mineração Rio do Norte S.A.(MRN), que explora o minério desde 1976, portanto, anterior à criação da UC. Conforme disposto no decreto de criação e plano de manejo da unidade as atividades da MRN não sofreram descontinuidade, sendo que são respeitados os tramites regulares de licenciamento, realizados pelo próprio Ibama.

Floresta Nacional de Saracá-Taquera Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem