Floresta Nacional de Tefé no Amazonas

Floresta Nacional de Tefé no Amazonas

Floresta Nacional de Tefé no Amazonas

Localização
Sua grande superfície de 1.020.000 hectares está dividida entre os municípios de Tefé (47,3%), Alvarães (36,7%), Carauari (4,5%) e Juruá (11,5%), todos pertencentes ao estado do Amazonas. Seus limites hidrográficos são: ao norte, o rio Bauana; ao Sul, o rio Curumitá de Baixo; a oeste, o rio Andirá; e a leste, o rio Tefé.

Superfície
1.020.000 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 100%

Mandioca  -  Um mecanismo fotossensitivo permite à folha da mandioca maximizar a intercepção da luz solar quando a transpiração é baixa. Por exemplo, no início da manhã e no fim da tarde as folhas tomam a direção do sol pelo movimento dos pecíolos.
Mandioca  -  Um mecanismo fotossensitivo permite à folha da mandioca maximizar a intercepção da luz solar quando a transpiração é baixa. Por exemplo, no início da manhã e no fim da tarde as folhas tomam a direção do sol pelo movimento dos pecíolos.
Floresta Nacional de Tefé no Amazonas
 Peixe no Rio Tefé  -  Floresta Nacional de Tefé
 Peixe no Rio Tefé  -  Floresta Nacional de Tefé

Na Floresta Nacional de Tefé vivem 359 famílias, agrupadas em 30 comunidades que se localizam nas calhas dos três principais rios: 124 famílias vivem em 11 vilas ao longo do rio Tefé; 74 famílias se espalham em oito povoados no rio Bauana; 161 famílias formam 11 agrupamentos no rio Curumitá de Baixo. Como a composição familiar média é de seis membros por unidade familiar, tem-se uma estimativa de 2.154 habitantes.

 Floresta Nacional de Tefé
Acesso
O acesso até a Floresta Nacional de Tefé se dá exclusivamente por via fluvial, a partir da sede do município de Tefé, tendo o rio Tefé - afluente da margem direita do rio Solimões - como principal caminho. Nos transportes convencionais da região, com motores do tipo rabeta (5hp), demora-se em média três horas do centro urbano ao início da Floresta, marcado por um grande barranco conhecido como Ponta da Castanha.

 Peixe no Rio Tefé  -  Floresta Nacional de Tefé

As atividades econômicas dos moradores das comunidades da Floresta Nacional estão baseadas principalmente na agricultura familiar, com destaque ao cultivo de pequenas roças de mandioca, para a produção de farinha. Apenas o excedente produzido é comercializado em Tefé, seja diretamente ou por meio de atravessadores (que passam ou vivem nas comunidades em barcos recreios, conhecidos como regatões).

 Peixe no Rio Tefé  -  Floresta Nacional de Tefé
 Floresta Nacional de Tefé
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem