APA ESTADUAL MARGEM DIREITA DO RIO NEGRO - AM

APA ESTADUAL MARGEM DIREITA DO RIO NEGRO - AM
Superfície
461.741 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 100%

Drenada por rios de águas brancas e rios de águas pretas, no interflúvio das bacias dos rios Solimões e Negro, em regiões de várzea e de terra firme. A APA protege principalmente as extensas florestas do rio Negro, no setor da Planície Central Amazônica. Na sua parte Norte, acima de Novo Airão, suas florestas são praticamente intocadas, porém, na sua parte Sul, devido à proximidade de Manaus, apresenta áreas degradadas, principalmente no município de Iranduba.

Acesso
O acesso principal à área ocorre por via fluvial no trecho Manaus-Novo Airão. Daí até a APA o trecho pode ser percorrido por voadeiras. Também acesso rodoviário pela AM-340.

Possui em seus limites 30 comunidades. Diversas atividades econômicas são fonte de renda, entre elas a produção de farinha, de vassouras, de espetos de madeira, de canoas e barcos, de artesanato, a pesca comercial, a pecuária e a agricultura. A pesca é a principal atividade econômica , sendo mais comum a pesca artesanal. O principal peixe comercializado é o jaraqui (Semaprochilodus taeniurus e Semaprochilodus insignis). Dezoito comunidades produzem artesanato.

Boto-cor-de-rosa
jaraqui
jacaré-açu
Fauna
São encontradas espécies comuns, ameaçadas, endêmicas e migratórias, com destaque para o elevado número de espécies de sapos, lagartos e serpentes, mas também várias espécies de quelônios e jacarés, algumas ameaçadas de extinção como o jacaré-açu (Melanosuchus niger).

Mais de 40 espécies de mamíferos ocorrem na área, dentre as quais algumas consideradas ameaçadas de extinção tais como a onça-pintada (Panthera onca) e a ariranha (Pteronura brasiliensis).

Ocorrem mais de 100 espécies de peixes, dentre eles o pirarucu (Arapaima gigas), também ameaçado de extinção. A fauna de aves é diversificada, com mais de 300 espécies, 30% da fauna ornitológica que ocorre na Amazônia brasileira. Dentre as espécies em extinção está o Gavião-pato (Spizastur melanoleucos) e o gavião-real (Harpia harpyja).

Ariranha
Fonte: Ibama

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem