Área de Proteção Ambiental do Curiaú | Amapá

Área de Proteção Ambiental do Curiaú | Amapá

Área de Proteção Ambiental de Curiaú | Amapá
Área de Proteção Ambiental de Curiaú | AmapáÁrea de Proteção Ambiental de Curiaú
Superfície
23.000 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Contato Savana - Formações Pioneiras 100%

Tem como objetivo a proteção e conservação dos recursos naturais e ambientais da região. Os moradores da APA do Rio Curiaú lutam para preservar além da beleza natural da região a memória dos antigos escravos trazidos no século XVIII para a construção da Fortaleza de São José. Foram eles os formadores dos pequenos núcleos familiares que originaram a Vila do Curiaú (antigo quilombo) e as demais comunidades existentes na área.

A APA do Curiaú, pela sua abrangência, garante a proteção da Bacia do rio Curiaú e de seus ambientes representativos, formados por cerrados, matas de galeria, florestas de várzea e pelos campos inundáveis ou de várzea.

Abriga exemplares típicos da avi-fauna lacustre local e é habitada por comunidade remanescente de antigo quilombo A concepção de destinação da APA como garantia às atividades autóctones de subsistência, lazer e recreação e educação ambiental, concretiza justamente a conciliação da vocacionalidade natural da área com práticas de valorização cultural de um povo que ao longo dos tempos vem cultivando valores e tradições de seus antepassados.

Área de Proteção Ambiental de Curiaú | AmapáÁrea de Proteção Ambiental de Curiaú

http://www.megatimes.com.br
http://www.geografiatotal.com.br