Estação Ecológica de Anavilhanas | Amazonas

Estação Ecológica de Anavilhanas | Amazonas

Estação Ecológica de Anavilhanas | Amazonas Estação Ecológica de Anavilhanas | Amazonas
Estação Ecológica de Anavilhanas | AmazonasEstação Ecológica de Anavilhanas | Amazonas
Localização
Situado no rio Negro, o conjunto de ilhas é um paraíso para biólogos e ecologistas. Superfície 350.018 hectares. Bioma Amazônia 100% A Estação apresenta formações diversas como: Floresta Densa com cobertura uniforme, Floresta Ombrófila Densa, Campinarana Arbórea (terra firme), vegetação Caatinga-Igapó, além de ecossistemas fluviais e lacustres. Maior arquipélago fluvial do mundo, Anavilhanas, no estado do Amazonas, é formado por 400 ilhas, com centenas de lagos, rios, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais. De novembro a abril, período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas. Quando as águas baixam, as ilhas deixam à mostra praias e 90 quilômetros de canais que, como uma rede, entrecortam toda a região. Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio Negro. Flora O Rio Negro é o principal curso fluvial que se ramifica em centenas de igarapés, paranás, canais e até mesmo enormes lagos que se formam entre as ilhas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE: Proteger e preservar o maior arquipélago fluvial do mundo, o qual constitui-se de aproximadamente de 400 ilhas; como também promover a pesquisa científica. DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO: Foi criada pelo Decreto n.º 86.061 de 02.06.1981 ANTECEDENTES LEGAIS: O processo de criação da ESEC teve início com o surgimento da SEMA e o convênio com a FINEP, responsável pelo zoneamento ecológico da área. ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS: Antes da criação da estação ecológica, era um lugar habitual para pesca e a caça, sobretudo do Peixe-Boi. Em contrapartida ocorre anualmente o festival do peixe-boi , organizado pela Prefeitura de Novo Airão com intuito de promover no entorno uma consciência preservacionista.

 
Estação Ecológica de Anavilhanas | AmazonasAnavilhanas
ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS: O principal acesso é pelo Rio Negro (40 minutos de Novo Airão e 4 horas de Manaus). O percurso é feito de lancha voadeira. O acesso por via terrestre é feito pela estrada Manacapuru - Novo Airão. Possui um área de 350.018 ha. Está localizada no nordeste do estado do Amazonas, abrangendo parte dos municípios de Novo Airão e Manaus. O principal acesso é pelo Rio Negro (40 minutos de Novo Airão e 4 horas de Manaus). O percurso é feito de lancha voadeira. O acesso por via terrestre é feito pela estrada Manacapuru-Novo Airão. A cidade mais próxima à unidade é Novo Airão. CLIMA: O clima característico é similar ao de Manaus, com temperatura média anual de 27 graus. Os meses mais frios são Junho e Julho e mais quentes Agosto e Novembro. A precipitação anual é de 2.075 mm. O QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO: As ESECs somente atendem a pesquisadores e ações de educação ambiental. RELEVO: As ilhas da ESEC tem como característica de grandes enseadas, apresentando lagoas no centro com profundidade aproximada de 1,2 m.
Estação Ecológica de Anavilhanas | AmazonasAnavilhanas
Estação Ecológica de Anavilhanas | AmazonasAnavilhanas
VEGETAÇÃO: A Estação apresenta formações diversas como: Floresta Densa com cobertura uniforme, Floresta Ombrófila Densa, Campinarana Arbórea (terra firme), vegetação Caatinga-gapó e chavascal, além de ecossistemas fluviais e lacustres.
Estação Ecológica de Anavilhanas | Amazonasararas azuis
Estação Ecológica de Anavilhanas | Amazonaspirarucu
FAUNA: Quanto à fauna, há espécies raras ou ameaçadas, como a onça-pintada, a suçuarana e o peixe-boi. Há algumas espécies de tartarugas e uma infinidade de aves, como garças, araras, papagaios e bacuraus. A fauna apresenta-se muito diversificada pelo fluxo das águas, tendo como principal representante a ictiofauna. As espécies mais comuns são: surubins, filhotes, pacus, pirarucu. A fauna se apresenta muito diversificada pelo fluxo das águas, tendo como principal a actiofauna. As espécies mais comuns são: surubins, filhotes, pacus, pirarucu. A Unidade conta também com mamíferos aquáticos como botos e peixe-boi. USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO: Convive com vários conflitos, tais como: tráfego de embarcações, posseiros, pesca, extração de madeira, extração de areia, caça e turismo sem controle. PLANEJAMENTO: Plano de Ação Emergencial elaborado em dezembro de 1993. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE: Número total de Funcionários: 07 funcionários do IBAMA. Infra-estrutura disponível: 3 postos flutuantes (600 m2); 1 escritório (240 m2); 1 residência funcional (100 m2); sistema de comunicação (4 rádios transmissores); 7 motores de popa; 2 voadeiras e 1 veículo.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem